18 erros a evitar em blogues.

Todos nós cometemos erros nos nossos blogues. Eu também já cometi bastantes erros mas é com esses erros que se aprende e se melhora.

caixote-do-lixo

Aqui fica uma lista de erros que eu já cometi ou já vi serem cometidos.

  1. Desistir muito cedo – não se ganham visitantes de um dia para o outro é preciso tempo, paciência a trabalho.
  2. Ter a iniciativa de lançar um blogue – às vezes é preciso tomar a decisão de lançar um blogue não se pode esperar que esteja tudo de maneira a acharmos perfeito. Assim talvez nunca lancemos o blogue.
  3. Lançar um blogue cedo demais – existe um meio termo, nem cedo demais nem tarde demais. É preciso publicar alguns textos antes de começar a divulgação senão os visitantes encontram um blogue vazio e não voltam.
  4. Copiar os textos de outros blogues – não vale a pena andar a copiar os textos de outros blogues. Mais cedo ou mais tarde somos descobertos e penalizados com isso. Caso achemos que determinado texto de outro blogue merece ser divulgado podemos por exemplo colocar um link como eu faço todos os domingos ou então publicar o texto com o devido crédito ao autor.
  5. Não utilizar um domínio próprio – sem pensar bem nos objectivos e no que se quer para um blogue. Alguns blogues encaixam-se bem num sistema de blogues gratuito tem é de ser bem pensado se o blogue que vamos lançar é assim. Depois além da mudança ser extremamente trabalhosa acabamos sempre por perder visitantes e links.
  6. Estabelecer um ritmo de actualizações – aqui tudo depende do tema do blogue. Se alguns temas “exigem” várias actualizações por dia outros temas basta 1 por semana. Temos de arranjar um ritmo que consigamos manter, mais vale actualizar menos vezes do que prometer muito e não cumprir.
  7. Não arranjar muitas desculpas – o objectivo não é tornar o nosso blogue num enorme pedido de desculpas. “desculpem estive sem ideias”, desculpem não me apeteceu”, “desculpem fui de férias” etc. Problemas todos nós temos mas não podemos deixar que afectem em demasia os nossos blogues senão não vamos ter sucesso.
  8. Só se preocupar com a quantidade de tráfego e não com a qualidade – os visitantes que desaparecem do blogue tão rápido como aparecem são bons para as estatísticas mas os visitantes assíduos valem mais. Os visitantes assíduos lêem os textos com atenção, comentam e voltam ao blogue. É preciso ter dos dois tipos de visitantes.
  9. Encher demasiado um blogue – muitos widgets, muita publicidade, muitos botões e muitas opções. Isto tudo assusta os visitantes que nem sabem o que ver. Não se esqueçam que o principal é o conteúdo.
  10. Escolher bem os títulos dos posts – os títulos tem de se relacionar com o que o texto trata como é óbvio mas para além disso tem de ser apelativos e captar a atenção do visitante não devendo por isso ser muito longos.
  11. Escolher bem o tema do blogue – é preciso pensar bem antes de escolher o tema do blogue. Se não gostarmos do tema mais facilmente perdemos o interesse e acabamos por abandonar o blogue.
  12. Tornar o blogue útil – se têm um blogue sobre como poupar mas não dão nenhumas dicas para poupar o vosso blogue não é útil. Os visitantes que lá forem ao não aprenderem nada acabam por não voltar.
  13. Tornarem-se viciados nas estatísticas – as estatísticas são importantes para compreender o que os visitantes querem e porque razão visitam o blogue mas se passamos mais tempo a olhar para as estatísticas do que a trabalhar no blogue alguma coisa está mal.
  14. Não saberem porque razão têm um blogue – quando se faz uma coisa temos de saber o porque. Comemos porque temos fome, dormimos porque precisamos de descansar. Sabem porque razão têm um blogue?
  15. Não terem objectivos – ter um objectivo faz com que trabalhemos para isso. Se não tiverem objectivos para os vossos blogues acabam por ir perdendo o interesse no trabalho.
  16. Pensar que sabemos tudo – ninguém sabe tudo. Na internet as novidades são constantes e não há ninguém que saiba tudo. Estamos sempre a aprender e podemos aprender muito com o que os visitantes dizem nos comentários. Dêm mais atenção aos comentários.
  17. Criar guerras com comentários menos positivos e com insultos – Este tipo de comentários pode trazer muitos visitantes mas em termos de retorno não são beneficos. Os visitantes vão logo embora e como ficaram com uma ideia negativa sobre vocês não vão voltar mais ao vosso blogue.
  18. Escrever exclusivamente para os motores de busca – Alguns bloguers ao descobrirem o seo acabam por escrever textos sem sentido só com o objectivo de subirem nos rankings. Assim não vão conseguir nada e vão acabar por perder os visitantes. Mais importante do que conseguir visitantes dos motores de busca é conseguir mante-los no blogue.

Quantos erros deste já cometeram no vosso percurso enquanto bloguers? Ainda se lembram de mais erro?

2 comentários a “18 erros a evitar em blogues.”

  1. Olá Nelson Gostei.
    Estás a esquecer-te do meu preferido, escrever artigos sem qualidade.
    No meu blog há ainda mais coisas a evitar num blog:
    1-Parar de escrever
    2-Consistência nos assuntos dos artigos
    3-Escrever demasiado sobre artigos não enquadrados no tema do blog.
    4-Escrever artigos sem nexo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *