WordPress 2.3

Foi lançado a dois dias atrás uma nova versão do wordpress um dos sistemas de blog mais usado senão mesmo o mais usado. Neste caso a versão 2.3.

Trás uma serie de novidades que são do agrado de quem o usa.

1. Suporte nativo de tags, permite que se uso tags adicionalmente nas categorias se quisermos. Da também para importar tags dos plugins: Ultimate Tag Warrior, Jerome’s Keywords, Simple Tags, e Bunny’s Technorati Tag o que permite que não se perca o que já se tem feito.

2. O novo sistema de notificação de updates permite saber quando ha uma nova versão do wordpress ou de algum dos plugins que usamos.

3. Inclui url canónicas que permite uma optimização dos SEO nos motores de busca:

Por exemplo:

http://webvicio.com

http://webvicio.com.com/index.php/

são o mesmo endereço e vão dar ao mesmo sitio mas os motores de busca não pensam assim e indexam como sendo dois endereços. Uma vez que o conteudo é duplicado somos prejudicados por isso. Com os url canónicos podemos devidir qual o endereço que é indexado.

4. Inclui um novo sistema de revisão muito útil para blogs com varios autores. Permite colocar um texto para aprovação por um administrador. Antes tinham de colocar o texto como rascunho e esperar que alguém desse por ele.

5. Uma nova funcionalidade do editor WYSIWYG que permite aceder a algumas características TinyMCE que estavam anteriormente escondidas.

Estas são as principais mas inclui muitas outras entre elas o uso de um novo jQuery que é bastante mais rápido (800% dizem eles), suporte completo de Atom 1.0 incluindo o protocolo de publicação e correcção que alguns erros que a anterior versão continha.

Eu vou esperar mais uns dias para ver como correm as actualizações antes de tentar.

Webtuga

Bem para começar nada melhor do que falar do sitio onde tenho o site alojado.

O blog encontra-se alojado no webtuga.

Tem vários planos disponíveis sendo um deles de alojamento gratuito que é o que vou falar mais por ser o que mais interessa a quem está a pensar lançar-se na internet e fazer um site seu.

A conta gratis tem 50MB de espaço e 2500MB de tráfego o que da bem para começar com um blog ou mesmo um portal. Outro aspecto importante é que o alojamento grátis não tem qualquer tipo de publicidade podem meter a vossa publicidade a vontade.

Neste momento o servidor de alojamento gratis tem um uptime de 100% desde 10 de Setembro altura em que foi lançado o que é muito bom. Neste aspecto ate esta melhor que o servidor de alojamento pago que tem na ordem dos 99%. Dão ajuda através do fórum o que resolve eventuais problemas que possam ter tendo os planos pagos suporte por email ou ticket.

Eu por acaso uso um plano pago e até este momento só tenho a dizer bem. Tem uma boa assistência e bastante rápida. Tive um problema em aceder ao blog por causa dos dns por culpa do fornecedor de internet mas eles mesmo assim deram-me uma solução que me resolveu o problema com facilidade.

A meu ver tem planos bastante acessíveis e que devem dar uma vista de olhos para comprovarem isso.

Se estão a pensar criar o vosso site visitem o Webtuga Hosting.