Links uteis.

Hoje vou publicar um texto diferente do habitual. Em vez de falar sobre alguma coisa em especial vou fazer um texto com vários links que podem ser úteis a quem tem um blog.

1. O blog SmashingMagazine.com publicou duas listas com bons themes para blogs.

Uma primeira lista com 45 themes para blogs e tem themes para varias plataformas (Django, Expression Engine, Movable Type, TextPattern, Drupal, CakePhp e claro WordPress).

Uma segunda lista com mais 30 themes embora neste caso não especifiquem exactamente para que plataforma é cada theme.

2. O blog Bloggers-Journey.com tem um texto com 51 botões para RSS que foi donde tirei o botão rss que uso (alterei so o fundo). Aproveito para convidar a assinarem os RSS.

3. O blog Maheanuu.free.fr compilou uma lista com 1000 geradores. Têm para todos os gostos e feitios. Estão organizados por ordem alfabética. Já estive a ver por alto e já um ou dois que vou usar.

4. Para quem não conhece o site YoToPhoto.com disponibiliza fotos livres de direitos de autor para usarmos como quisermos excepto as vendermos claro.

5. O site ForWebDesigners.com disponibiliza 359 links utéis para webdesigners.

Espero que estes links sejam úteis e que vos ajudem a melhorar os vossos blogs e sites.

Os vossos blogs têm seo? Isso é importante?

Começo por perguntar. Utilizam o S(earch) E(engine) O(ptimization) nos vossos blogs e sites? Para os menos entendidos seo não é nada mais do que optimização para os motores de busca. Quanto melhor optimizarem melhores posições conseguem nos motores de busca e logo mais visitas podem ter.

Como utilizador quando pesquiso alguma coisa se não encontro nas 2/3 primeiras páginas desisto o que equivale a dizer que quem estiver posicionado depois disso não recebe visitas minhas pelos menos pelos motores de busca.

Em termos de optimização há coisas bem simples de se fazerem como fazerem uma boa descrição do vosso blog, escolher bem as keywords que utilizam, fazer uma boa descrição das categorias e escolher bons nomes para os textos também é importante porque os nomes do textos são também o endereço. E ao usarem blogs também ajuda porque os motores de busca gostam dos blogs devido à sua constante actualização.

Mas pergunto eu as visitas que recebemos dos motores de busca valem a pena? Pelas minhas estatísticas do google analytics apenas 10% das minhas visitas vêm do google mas mesmo assim esta em 3 lugar pelo número de visitas enviadas atrás dos visitantes que vem por introduzirem o endereço directamente (através de bookmarks por exemplo) com 36% e do fórum mais-trafego.info com 16% das visitas. Isto quer dizer que recebo visitas através de bastantes links que tenho espalhados por vários locais o que é bom.

Nas keywords utilizadas para aqui chegaram encontram-se widgetbucks, wordpress etc mas as que mais achei curiosas fora: “textos sobre o vicio da internet” provavelmente tem a ver com o domínio e “wordpress versão principiante”, o wordpress é tão fácil que a versão é a mesma para todos :).

Apesar de apenas ter 10% dos visitantes vindos dos motores de busca acho que são muito importantes quer porque são visitantes interessados no tema e podem carregar na publicidade quer porque 10% é sempre um bom valor. Num blog com 1000 visitantes significa que tem 100 visitantes vindos dos motores de busca.

Vale sempre a pena fazer qualquer coisa que melhore os nossos blogs e sem duvida ter um blog com bom seo é muito importante. Qualquer visitante a mais é sempre muito bom.

Fica a pergunta que percentagem dos vossos visitantes vêm dos motores de busca?

Com este texto pretendo participar no concurso de 1000€ que o Custódio do DinheiroOportunidade está a promover no seu blog.

Inacreditável. Um azar nunca vem só.

Bem depois de no domingo o blog estar offline porque a webtuga ficou sem a conta de revenda em que tinha algumas (cerca de 700) contas no domingo à noite mudaram a minha conta para o servidor dedicado deles. Tiveram de recuperar o blog através de um backup e assim perdi 1 texto e os comentários mais recentes.

Pensava em que estava o problema resolvido quando ontem a tarde o servidor dedicado avariou. Mais uma vez o blog ficou offline e depois de já ter inserido um texto tiveram de recorrer novamente aos backups perdendo outra vez o texto.

Espero que desta vez o regresso seja de vez e que o azar com que a webtuga se tem deparado tenha acabado. O que lhes aconteceu pode acontecer a todos uma avaria no pc mas assim tudo seguido é muito azar.

Vou em breve recolocar o texto que tinha sobre seo e continuar a actualizar o blog para continuar a crescer.

Peço desculpa a quem tentou visitar o blog e o encontrou offline.

Novidades Webvicio.

Decidi escrever este texto para dar conta de algumas novidades que tenho vindo a implementar no blog.

Em primeiro lugar actualizei a página “Sobre” com mais informações minhas. Assim os mais curiosos podem ver que idade tenho o que faço da vida etc.

Adicionei também uma página de “Contacto” para qualquer necessidade que tenham para me contactar e não queiram deixar um comentário. Estão à vontade para a utilizar.

Instalei também o plugin “Internal Alexa Redirect” que basicamente o que faz é redireccionar os links internos do blog pelo link de redireccionamento alexa. Acrescenta “http://redirect.alexa.com/redirect?” antes dos endereços dos links internos do blog. Ou seja na prática para quem navega no blog não trás incomodo nenhum mas teoricamente isto melhorara o alexa rank. Se na pratica funciona? É o que estou a experimentar e vou-vos dando resultados.

Em termos de actualizações tenho tentado regularmente escrever novos textos e espero com isto cativar cada vez mais visitantes que felizmente têm vindo a crescer. Espero que continue.

Por agora acho que é tudo mas mais novidades vêm a caminho.

Sondagem sobre alojamentos na internet.

Desta vez vai ser um texto pequenino só para referenciar uma sondagem que está a ser feita pelo Hugo estudante de Ciências da comunicação e Marketing no ISEIT sobre as preferências dos utilizadores de internet quanto ao alojamento online.

Tenho alguma curiosidade quanto ao resultado deste estudo por isso quem quiser colaborar visite o questionario sobre webhosting.

Assim que o estudo estiver pronto revelarei aqui as conclusões a que o autor chegou.