OpenX disponível em servidores remotos.

O popular OpenX um programa se gestão de publicidade permite agora que utilizemos o programa alojado nos seus próprios servidores. Antes para o usarmos tinhamos de o instalar no nosso alojamento mas agora temos outra opção que talvez se torne mais fácil para muita gente.

Ao escolhermos a opção de usarmos a versão que se encontra alojado nos seus próprios servidores vamos ter de optar pela versão gratuita ou por uma das duas versões pagas que passo a descrever:

A versão gratuita:

  1. Permite até 25 milhões de impressões de anúncios por mês
  2. Material de treino online
  3. Apoio nos fóruns.

As versão pagas incluem a versão professional:

  1. Permite até 40 milhoes de impressões de anúncios por mês
  2. Cada milhão de impressões extra custa $20
  3. Tem uma garantia de 99.5% de uptime
  4. Custa $215 por mês.

E a versão enterprise:

  1. Que permite 250 milhões de impressões por mês
  2. Cada milhão suplementar de impressões custa $17.5
  3. Garante um uptime de 99.75%
  4. Tem acesso a plugin personalizados
  5. Acesso API
  6. Cluster dedicado
  7. Consultoria privada
  8. Custa $1800 por mês.

As versões pagas incluem ainda material de treino online, treino baseado no internet, suporte nos fóruns, suporte por email, suporte telefónico (custa $245 por hora).

Eu nunca me dei bem com o OpenX ainda no tempo em que se chamava OpenAds. Desde lá novas versões foram lançadas e muitas coisas mudaram mas quando experimentei não consegui por as coisas a funcionar. Também agora com o OIOpublisher não tenho grande utilidade em usar o OpenX.

Alguém usa o OpenX em algum dos seus sites? Como é a vossa experiência com ele?

5 razões porque não estás a fazer dinheiro online.

Ganhar dinheiro online não é assim tão difícil como muita gente pode pensar. Claro que quanto mais de quer ganhar mais dificil fica mas isso é normal e acontece em todo o lado não é só na internet.

Se não estás a ganhar dinheiro nenhum aqui ficam 5 das possíveis razões para isso acontecer partindo do principio que dedicam tempo ao assunto.

1. Conteúdo.

O conteúdo é a parte mais importante do um site/blog. Se achas que estás a fazer tudo bem mas mesmo assim não atrais visitantes, nem consegues ganhar dinheiro então o melhor é olhares para a concorrência que consegue fazer dinheiro com o mesmo tema do teu blog e veres o que eles têm que tu não tens.  Os utilizadores de internet quer venham de um motor de busca quer venham de links presentes noutros blogs querem é informação. Dentro do tema do blog temos de ter as ultimas novidades daquele tema.

2.Publicidade.

Muitos webmasters enchem o seu site/blog com toda a publicidade que conseguem (banners, adsense, programas de afiliados etc). Se um blog/site tem mais publicidade do que conteúdo porque é que os visitantes hão-de voltar? Isso também indica o valor que damos ao site em questão. Se tivermos um site cheio de anuncios e com pouco conteúdo quer dizer que ligamos pouco ao site e só queremos ganhar algum dinheiro com ele.

3. Em parceria com…

Alguns blogs (não muitos felizmente) têm alguns (muitos) banners de parcerias, banners de tops disto e daquilo e enche o blogs cheio de banners. Isso além de incomodar os visitantes ainda vai tornar o blog mais lento até carregar todos os banners alguns deles de servidores externos bastante lentos. Se tiverem mesmo de colocar os banners mais vale alojarem no mesmo alojamento do blog ou num serviço dedicado a isso e com boa velocidade de ligação.

4.Velocidade.

Na sequência do ultimo ponto a velocidade ou a falta dela também pode afastar os visitantes de um blog. Quanto mais demorar um blog a carregar mais visitantes se perde. Evitar imagens alojados em servidores externos lentos, widgets que se conectem a servidores lentos, usar muitos serviços de estatisticas no mesmo blog ao mesmo tempo, uso de imagens muito grandes e que demoram muito a carregar ajuda a aumentar a rapidez. Depois usar um servidor minimamente bom resolve o resto.

5. Marketin/Promoção.

Para se promover um site não é preciso gastar dinheiro nenhum pelo menos nos primeiros meses. Usar algumas técnicas como os sites de social bookmarking e comentar outros blogs são algumas delas mas evitando as tácticas de spam e técnicas mais escuras. Usar técnicas de spam ou mais escuras pode trazer visitantes mas visitantes também eles de fraca qualidade e que acabam por não fazer ganhar dinheiro nenhum. Actualmente existem milhares de textos pela internet fora com dicas e técnicas grátis para se usar para ganhar visitantes não vale e pena arriscar. Não se esqueçam que tráfego de qualidade demora tempo a ganhar.

E vocês têm mais alguma razão para não fazerem dinheiro online.

Google alerta os utilizadores de blogs para os actualizarem.

Depois de a Technorati ter anunciado oficialmente que ia deixar de indexar um blog se a versão do wordpress não estivesse minimamente actualizada parece que o Google optou por também aconselhar os utilizadores do wordpress a actualizarem as suas versões.

O Google usa o Webmaster Tools para alertar os utilizadores de que a sua versão do wordpress está bastante desactualizada. Digo bastante desactualizada porque para já apenas utilizadores do wordpress 2.1.1 podem receber a mensagem. É uma espécie de teste mas no futuro se correr bem poderá ser alargado a outras versões e a outros tipos de software. Embora não seja confirmado isso em lado nenhum existem rumores que o Google poderá deixar de indexar blogs que não estejam devidamente actualizados o que por um lado faz sentido porque são blogs que estão mais expostos a ataques de spam.

Aqui fica um exemplo de uma mensagem que podem receber se não tiverem os vossos blogs actualizados.

Eu normalmente não actualizo os meus blogs assim que sai uma nova versão mas uso sempre pelo menos a penúltima versão para não estar muito vulnerável.

E vocês têm os vossos blogs actualizados ou não ligam muito a isso?

Programa de Afiliados ClassificadosPonto.com.

No passado dia 22 foi apresentado um programa de afiliados em português, mais uma maneira de ganhar dinheiro na internet.

O programa pertence ao Custódio do dinheirooportunidade.com e é um programa de afiliados para o site ClassificadosPonto.com.

O programa de afiliados usa a plataforma iDevAffiliate é para nós é muito fácil de usar. O menu está organizado e é de fácil navegação. Para a promoção do site temos ao dispor banners de vários tamanhos, anuncios de texto ao estilo adsense,  links de texto, possibilidade de enviarmos emails para quem quisermos e a possibilidade de criarmos os nossos próprios links para determinadas categorias do site útil para sites de nichos que se adequem a determinadas categorias de classificados.

O mais importante e interessante nisto como sempre é quanto recebemos. Neste caso recebemos por acção ao seja recebemos quando um visitantes enviado por nós colocar um anúncio. Colocar um anúncio é grátis por isso não será um problema esse aspecto.

Por cada visitante que seja enviado por nós e que coloque um anúncio recebemos 14 cêntimos. Existe ainda um segundo nível do programa de afiliados em que por cada anuncio colocado por um visitante enviado por um afiliado nosso recebemos 4 cêntimos.

De modo a simplificar as coisas o link para referidos e para colocar anúncios é o mesmo não temos de andar a promover dois links para o mesmo programa embora se quisermos podemos personalizar os links. Os cookies tem a duração de 7 dias.

Recebemos um pagamento assim que a nossa conta atingir os 25€ através de paypal até ao dia 15 do mês seguinte. Quem não tiver conta paypal que fale com o Custódio para combinar outro modo de pagamento.

Experimentem o programa de afiliados e se tiverem alguma coisa para vender coloquem lá um anúncio.

Fica aqui um exemplo de diferentes links que podemos usar:

  1. Este caso para o site de classificados e para quem quiser inserir um anúncio.
  2. E este segundo link para a inscrição no programa de afiliados.

Que dizem do programa?

Links 26-10-08.

O blog oficial do adsense em português publicou um texto para entendermos os ganhos e as conversões que são feitas. Não é que seja sempre como eles dizem mas dá para perceber a ideia.

O Fernando do blog como-ganhar-dinheiro.com escreveu um texto com uma alternativa às lojas BANS o script CaRP Evolution.

O Paulo Faustino do blog wordpress-love.com actualizou o blog com um texto sobre a nova versão do wordpress a 2.6.3 e o problema de segurança que afectava a versão anterior.

O Rui Augusto do blog tolnetwork.com escreveu um texto sobre a PepperJam Store Builder.

Espero que tenham uma boa leitura e que tenham um bom domingo.