Aumenta a velocidade do teu blog com o 1 Blog Cacher.

Talvez mais importante para manter os visitantes nos nossos blogs do que o aspecto é a velocidade que demora a carregar. Não vale de nada ter um blog muito bonito, colorido e apelativo se demora um minuto a carregar. Ninguém vai esperar esse tempo para ver o aspecto do blog.

Existem algumas dicas para melhorar a rapidez de um blog como reduzir o tamanho das imagens e comprimir o ficheiro css mas nem sempre isso chega.

Se isso não chegar existem outras opções a considerar e uma delas é o uso do plugin 1 Blog Cacher.

Algumas funcionalidades do plugin:

  • Instalação/configuração rápida e fácil.
  • Os ficheiros de cache são guardados em ficheiros html e organizados por directórios segundo os endereços (cada nome de pasta indica o endereço da página). Desta maneira é mais fácil caso queiramos apagar alguma entrada, categoria, pesquisa etc.
  • Possibilidade de remover todos os ficheiros de cache a partir do painel de administração do wordpress.
  • É possível definir ao fim de quanto tempo os ficheiros expiram.
  • Compatível com compressão Gzip.
  • E muito mais…

Para instalar basta seguir passos:

  1. Criar a pasta wp-cache no directório na raiz do alojamento onde se encontra o wordpress e colocar as permissões 777.
  2. Fazer upload do ficheiro 1blogcacher2.0.php para a pasta /wp-content/plugins/
  3. Fazer upload do ficheiro advanced-cache.php para a pasta /wp-content/
  4. Adicionar o código abaixo no ficheiro wp-config.php antes do último require_once():
    • define('WP_CACHE', true);

Depois de ter instalado este plugin notei um aumento de velocidade do blog. Experimentei ainda testar nalguns sites que permitem verificar a velocidade de carregamento de um site e nalguns casos consegui reduzir o tempo quase para metade.

Segundo alguns sites o 1 Blog Cacher é bastante melhor que o WP Cache. Eu tive alguns problemas com o WP Cache vamos a ver se com este plugin se passa a mesma coisa.

Usam algum plugin para acelerar o vosso blog?

A enciclopédia do dinheiro a Dinheiropedia.

No site Dinheiropedia.com podemos encontrar artigos sobre variados temas ligados ao dinheiro.

Dinheiropedia - enciclopédia do dinheiroEste site é um directório de arquivos que veio dar um lugar a quem quer publicar os seus artigos assim como é uma forma de promover-mos os nossos sites e blogs caso eles estejam relacionados com dinheiro. Todos nós podemos nos registar no site e usufruir das vantagens que ele como por exemplo submeter os nossos textos desde que eles estejam de acordo com as regras do directório.

Na página principal podemos ver as várias categorias abordadas na Dinheiropedia, assim como os últimos artigos e os autores que enviaram artigos. O design é simples e sem imagens (mas sem ser feio) cumprindo o principal objectivo que é de dar a atenção dos visitantes aos artigos.

Sendo um directório de artigos temos vantagens em submetermos os nossos artigos à Dinheiropedia.

Conseguimos backlinks para os nossos projectos: além de termos a possibilidade de colocarmos links no artigo e na parte final sobre o autor, podemos ainda usar a página com o nosso perfil para colocar um link para o nosso blog juntamente com uma descrição. Usando esses links para promover determinadas páginas do blog e não apenas a página principal os benefícios que podemos retirar serão maiores. Para além disto os visitantes podem ainda usar os artigos nos seus sites desde que não alterem em nada o conteúdo do mesmo, mantendo os links e as informações sobre o autor, garantindo deste modo mais backlinks para o autor.

Cada artigo tem ainda uma componente de optimização (título, descrição e palavras-chave) que permitem aumentar os rankings dos artigos e receber visitas que por sua vez se vão dirigir aos nossos sites através dos links.

Podemos promover ainda programas de afiliados assim que tivermos cinco artigos publicados no directório, desde que se enquadrem no tema.

O próprio directório é promovido e optimizado de modo a captar visitantes para os artigos.

Se têm sites ou blogs sobre a temática dinheiro registem-se na Dinheiropedia, submetam os vossos artigos e usufruam das vantagens. Por outro lado podem usar os artigos do site para colocarem nos vossos sites.

Links 22/11/09.

O blog oficial do adsense em português publicou um texto com os sete pecados capitais do google adsense.

O Jotix do Eurito.net publicou um texto com um tutorial de como enviar dinheiro para o paypal.

O João Rodrigues do WebMarketingPT.com explica como utilizar correctamente as keywords em optimização para os motores de busca.

O Celso Lemes do CriarSites.com diz como publicarmos um post no wordpress sem que ele apareça na página inicial.

Boas leituras e bom domingo.

Alojamento Webtuga.pt

No site Webtuga.pt podemos encontrar as ofertas de alojamento da empresa WebTuga Unipessoal Lda.

WebTuga - Alojamento Web NacionalAo entrarmos no site vemos um site bonito e muito organizado. Na home page encontramos umas imagens a promover alguns dos serviços disponíveis, imagens essas que dão um colorido ao site com cores que encaixam bem umas nas outras.

Como é normal nos sites de alojamento um dos destaques é dado para as promoções que estão a decorrer. Os outros destaques são dados a alguns dos serviços existentes como a pesquisa e registo de domínios, rádios shoutcast entre outros.

A lista de serviços que podemos encontrar no site é bastante diversificada indo desde os alojamento “normais”, a revenda e os servidores dedicados aos serviços de seo, publicidade e instalação de scripts que a Webtuga oferece.

O site está feito em joomla mas com as devidas optimizações em termos de seo como os url amigáveis e não aqueles esquisitos que o joomla tem por defeito. As nomes das imagens também permitem saber a que a imagem se refere ajudando nas pesquisa de imagens do Google.

O pormenor que mais gostei na página foi sem dúvida o passarinho do twitter no canto superior direito. O único problema é para quem usar resoluções menores como a imagem tem um posicionamento fixo vai acabar por ficar por cima de algum do conteúdo mas de resto é original. Aquele passarinho a espreitar até dá vontade clicar.

O site está realmente apelativo mas a parte mais importante de uma empresa de alojamento é a qualidade do serviço e isso a Webtuga garante. O suporte ao cliente também é de qualidade e falo com conhecimento e experiência pessoal.

Visitem o site Webtuga.pt e vejam por vocês mesmo.

Agora é possível transferir directamente o dinheiro do paypal para um banco brasileiro.

Antes os brasileiros tinham de se sujeitar aos preços e taxas de quem trocava dinheiro que eles tivessem no paypal para as suas contas bancárias, mas agora tudo mudou e o paypal já permite fazer isso directamente.

Há algumas semanas foi possível começar a usar o real como moeda principal do paypal à semelhança do que nós portugueses fazemos com o euro mas a melhor novidade veio agora. Neste momento já é possível transferir o saldo (ou parte dele) directamente da conta paypal para a conta bancária.

Para fazerem isso só tem de adicionar a vossa conta bancária e sempre que quiserem levantar dinheiro vão ter essa opção.

Dependendo do valor a retirar podem ou não existir taxas a pagar. Se o valor retirado for superior a R$250 não existe qualquer taxa associada. Se o pagamento foi menor existe uma taxa de R$3. A transferência tem uma duração de 3 dias úteis.

Esta medida veio beneficiar não só os habitantes no brasil mas todos nós. Antes ao não ser possível levantar o dinheiro directamente da conta paypal os brasileiros não utilizavam muito o mesmo. Com esta novidade muitos mais passaram a utilizar e nós quando quisermos comprar alguma coisa teremos mais vezes a possibilidade paypal o que nos facilita a vida.

Para quem vive no brasil como vêm esta novidade?