28 Maneiras de ganhar dinheiro com um blog.

A cada dia que passa surgem milhares de blogs mas grande parte deles ao fim de uns meses acabam por ser abandonados quer por falta de motivação quer por não estar a atingir os objectivos esperados quer em termos de visitas quer em termos de rendimentos. Este texto vai ajudar a obter mais rendimentos com um blog porque vai dar 28 maneiras diferentes de ganhar dinheiro.

1. Redes de Anúncios PPC (pay per click).

Nesta categoria a rede mais conhecida e mais utilizada é sem dúvida o adsense. A utilização deste tipo de redes é muito simples basicamente é só registar-se, esperar que a empresa aceite o blog e inserir um código onde queremos que seja mostrado o anúncio. Depois os anúncios que vão aparecer são contextualizados com os textos presentes no blog e criando desta forma mais conteúdo de interesse para os visitantes.

Os ganhos deste tipo de redes depende dos números de visitantes mas fundamentalmente da percentagem de cliques (CTR) e do valor que cada clique rende (CPC). Determinados assuntos podem render vários dólares por cada clique enquanto que outros apenas alguns cêntimos. A própria origem dos visitantes também é importante para o CTR.

Algumas das empresas de PPC:

2. Redes de Publicidade CPM(Custo Por Mil Impressões).

As redes CPM funcionam de maneira muito parecida com as redes PPC excepto na maneira como se ganha dinheiro. Neste caso somos pagos pelo número de impressões que um determinado anuncio tem independentemente do número de cliques. Por exemplo um blog com 5000 impressões por dia num anúncio com $1 CPM rende $5 por dia. O valor do CPM depende da rede de publicidade, da colocação do anúncio (quanto mais visivel maior o CPM) e do tamanho do mesmo (quanto maior maior o valor do CPM). Um dos casos em que estes anúncios podem funcionar bem é em fóruns.

Algumas das empresas CPM:

3. Venda Directa de Banners.

A venda directa de publicidade é uma das maneiras mais lucrativas de rentabilizar um blog. Primeiro porque somos nós que determinados o preço e quando é uma empresa exterior a definir o preço o mesmo pode ser extremamente baixo e além disso deixamos de ter de pagar comissões a terceiros.

Isto tem algumas desvantagens porque temos de perder mais tempo a gerir as vendas, a contactar os potenciais anunciantes e tudo o resto.

Links de scripts que permitem gerir as vendas directas.

4. Anúncios de Texto.

Devido à penalização que o Google faz aos sites que vendam anúncios de texto sem a tag nofollow a venda de anúncios de texto já foi mais popular mas ainda é um mercado bastante activo.

Alguma das empresas de venda de links:

5. Programas de Afiliados.

Os programas de afiliados são muito populares para quem quer ganhar dinheiro na internet. Pode ser o caso de anúnciante que quer vender um produto e dá uma comissão a quem o vender, ou então anunciantes que querem que seja feita determinada acção como por exemplo o preenchimento de um questionário e pagam para isso.

Lista de Programas de Afiliados:

6. Rentabilização com Widgets.

A última moda na internet são os widgets que permitem rentabilizar um blog. Alguns apresentam anúncios de texto, outros anúncios ou até programas de afiliados.

A grande vantagem deste sistema é a facilidade com que se pode colocar num blog já que quase todos os themes actualmente suportam widgets. Embora a minha experiência com eles não tenha sido muito boa são uma opção a considerar.

Lista de widgets:

7. Reviews Pagas.

As reviews pagas no inicio geraram alguma controvérsia porque nem todas as empresas pemitem que se indique que se trata de uma review paga mas passado o primeiro impacto foram bem aceites. Com o tempo os moldes e as regras também foram sendo melhoradas o que veio trazer melhores contrapartidas quer para os anunciantes quer para o bloggers.

Também temos a possibilidade de vender as reviews directamente evitando assim ter de pagar uma comissão as empresas e gerando mais receita.

Lista de empresas de reviews.

8. Anúncios nos feeds.

O crescente aumento no uso da tecnologia RSS trouxe um novo meio de gerar receitar para os bloggers. Já existem várias empresas a disponibilizar anúncios para os feeds e que se existir um bom número de leitores RSS permite gerir uma boa receita. Existem váriados anúncios quer pagos ao clique quer pagos por mil impressões.

Mais uma vez podemos também optar por vender este tipo de publicidade directamente evitando ter de pagar comissões e gerando mais receitas.

Links:

9. Sponcers para determinadas categorias ou eventos.

Imaginando que nos vossos blogs tem uma categoria que conta com um texto semanal com bastante aderência por parte dos visitantes porque não contactar alguma empresa ou outro blog para patrocinar esses textos. Em troca de um pagamento vocês fazem uma refência ao patrocinador nesses textos.

Quem diz um texto pode dizer um podcast ou outra coisa do género. Imaginem que semanalmente analisam um theme no vosso blog. Porque não contactar algum designer de themes para patrocinar esses textos? Os visitantes que vêm o texto é porque se interessam pelo assunto e ao verem um novo theme podem ficar com vontade de comprar um novo aspecto para o seu blog.

10. Conteúdo Premium.

Alguns blogs ou sites oferecem algum conteúdo grátis para chamar a atenção dos visitantes mas depois para se ter acesso ao resto do conteúdo já tem de se pagar. Isto além de gerar receitas extras garante que quem paga para aceder está realmente interessado no assunto podendo gerar uma elevada taxa de conversão na venda de uma ferramenta disponibilizada na parte premium por exemplo.

Exemplo de um site deste tipo:

11. Fóruns Privados.

Grande parte dos fóruns presentes na internet são de acesso grátis mas existem fóruns mais exclusivos que é preciso pagar determinado valor para se puder aceder.

Uma coisa é certa quem paga para entrar de certeza (ou quase) não vai para o fórum praticar spam o que garante alta qualidade dos textos presentes.

Fóruns pagos:

12. Blogs com oferta de trabalhos.

Podem usar um blog para criarem o vosso próprio portal de emprego para juntar ao blog que têm. Os anúncios de trabalho têm de ser relacionados com o tema do blog para uma maior adesão e trafégo.

Se o blog tiver um bom número de visitas que se possam transferir para o portal de trabalhos podem cobrar a quem quiser colocar os anúncios.

Lista de scripts para criarem o portal de emprego.

13. Mercados.

Não sabia que nome dar a isto e optei por chamar mercados acho que é o nome que mais se adequa.

Porque não criarem um mercado de compra e venda e blogs, publicidade e tudo o que se relaciona com blogs. Quem diz blogs pode dizer carros, telemóveis tudo o que quiserem e se lembrarem.

Depois podem rentabilizar o mercado com anúncios ou então cobrando por colocação de anúncio.

Exemplo de um mercado:

14. Sondagens e Votações Pagas.

Existem sites que pagam para colocarmos uma votação ou uma sondagem no nosso blog. Basicamente é só inscrevermo-nos e seleccionar as votações que queremos colocar no nosso blog.

Exemplo:

Para não tornar este texto muito grande decidi dividir em duas partes. A segunda parte será publicada amanha.

Actualização: Podem encontra a segunda parte no link 28 maneiras de ganhar dinheiro com um blog – parte 2.

3 comentários a “28 Maneiras de ganhar dinheiro com um blog.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *