Actualizar o link dos feeds no header.php.

Quando entramos num blog na barra do endereço surge uma imagem para quem quiser assinar os feeds. O que muita gente se esquece (incluindo eu) é que o endereço dos feeds é site.com/feed e não o endereço feedburner. Com isto muitos dos leitores não vão aparecer no contador do feedburner e garantir que o nosso blog tem mais popularidade.

Para quem quiser por curiosidade saber quantos leitores assinam o feed que vem por defeito no wordpress pode visitar o Google Webmaster Tools e visitar as “statistics” e “subscriber stats”. Isto apenas vai apresentar os leitores que usam o google reader mas dá para ter uma ideia. No meu caso aparecem 26 leitores. Quer isto dizer que se tivesse feito desde o inicio a alteração ao header o contador do feedburner podia ter perto de 80 leitores rss em vez dos actuais 53, um crescimento de 50%.

A mudança é muito simples de fazer e basta procurar no header.php este código:

<link rel=”alternate” type=”application/rss+xml” title=”<?php bloginfo(’name’); ?> RSS Feed” href=”<?php bloginfo(’rss2_url’); ?>” />

Por este no meu caso:

<link rel=”alternate” type=”application/rss+xml” title=”RSS 2.0″ href=”http://feeds.feedburner.com/webvicio” />

Mas para quem tem ainda dúvidas pode ver um vídeo feito pelo Daniel do Daily Blog Tips.

Se fores um dos leitores que acompanha o blog através do feed original do wordpress convido-te a visitar o blog e a subscrever os feeds através do link do Feedburner.

6 comentários a “Actualizar o link dos feeds no header.php.”

  1. ou entao usas o plugin que eu uso que faz todos os feeds irem po feedburner incluindo esse :D, mas fazes bem explicar isso, eu logo na primeira semana antes de abrir o blog preparei me para isso 🙂

  2. Rúben nem sabes como o que disses-te me fez rir. Eu era para escrever sobre esse plugin o feedsmith mas por alguma razão quando estava a escrever o post isso passou-me :).
    Eu era para dizer que também podiam usar o plugin mas que quem como eu tivesse problemas com o plugin tinha este método como alternativa. Eu já usei esse plugin mas como só me dava erro atrás de erro desisti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *