Colocar ou não links de autor num site?

Eu andava a ler os feeds que tenho para aqui atrasados quando me deparei com um do Joost de Valk no seu blog Yoast.

O texto é sobre se devemos ou não colocar o link do autor em sites que criamos. Segundo ele se o cliente não obtém nenhum desconto por colocarmos o link então devemos retira-lo. Ele faz mesmo a analogia de quem quem faz uma casa também não deixa um cartaz a dizer que a fez. Para ele muitos dos clientes não se importam com o link porque não sabem o seu valor real e acabam por ser “enganados”.

No meu caso não costumo colocar link apenas em casos que o cliente diz “foste tu que fizeste deves colocar o teu link de autor” ou assim parecido. Posso eventualmente pedir autorização para inserir o trabalho no meu portefólio mas ai o link será de mim para o cliente e não o contrário.

O autor do blogue que referi diz também que não é contra os links, apenas diz que eles devem ser discutidos com o cliente e ele deve ser informado do seu valor. Se apresentamos uma proposta ao cliente sem o link e depois o colocarmos então o comprador está no direito de o retirar ou pedir ou desconto.

Eu concordo com o Joost de Valk. O cliente deve ser informado e consultado sobre a existência ou não do link.

O que acham? Gostava de ouvir a vossa opinião.

4 pensamentos em “Colocar ou não links de autor num site?

  1. Boas Nelson
    Quando compras um carro, também retiras a marca e o modelo? Faz publicidade a quem te o vendeu.
    O link pode ser nofollow, mas deverá existir, até para poder angariar mais clientes, afinal foi ele que realizou o trabalho.
    Nesse caso também acho que colocar um link nos portefólios também é incorrecto, pela mesma razão.
    Não vejo qual é o problema com os links!!

  2. Nuno também foi uma boa comparação.
    Eu não disse que era contra o link. Apenas disse que o cliente deveria ser informado. Já o coloquei uma ou outra vez mas antes de o fazer quando apresentei o site referi o facto.

  3. bem. Eu concordo com o yoast. Agora com o exemplo q o NUno deu, e’ um bom ponto de vista, mas no caso dos carros e’ algo que ja e’ intrinsico, e depois, as pessoas gostam de saber que carro e’ que modelo e’, nem que seja por puro exibicionismo, assim como as roupas de marca. Se compras umas calcas levi nao pensas em esconder esse facto ou pensas?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>