Como alcançar uma optimização orgânica para os motores de busca.

Existem duas maneiras básicas de se praticar a optimização para os motores de busca (vulgar SEO). Existem os chamados métodos “black hat” os ilegais ou pelo menos mais obscuros e os “white hat” também chamados de optimização orgânica . Com este artigo pretendo demonstrar os benefícios de se praticar uma optimização orgânica.

Quem pratica métodos mais escuros para subir nos ranking pode alegar que de modo legitimo as coisas se tornam mais difíceis mas isso não é propriamente verdade. Fazer uma optimização natural não é assim tão difícil. Existem algumas coisas que tem de implementar no vosso website/blog e a obtenção de links não é assim tão difícil. Basta lembrarmo-nos de não usar meio mais escuros para obter links. Uma das maneiras de se obter links para os nossos websites em sites do mesmo nicho é com a escrita de conteúdo único em troca de um link como acontece com os textos de convidados nos blogs.

A optimização para os motores de busca é um processo que se encontra em contaste evolução e mudança. Quase todos os dias são efectuadas mudança no algoritmo que controla os rankings. É esta informação que se soubermos antes dos blogs concorrentes nos permite ficar à frente deles. Uma das formas de se acompanhar isto é através de foruns ou sites da especialidade.

Os motores de busca precisam de ver o nosso website e precisam de ver a importância dele dentro do nicho para que tenhamos bons rankings. Todos nós queremos que os spiders dos motores de busca indexem o nosso site na totalidade e para facilitar isto temos de o criar com uma navegação simples para eles complementando isso com a criação de um sitemap por exemplo.

Um dos novos métodos para construir sites é usando os ficheiros css (cascading sheet style) que todos nós utilizamos nos themes dos nossos blogs. Este método permite uma maior facilidade para os robots dos motores de busca na leitura dos nossos blogs. Um dos parâmetros usados, os headings, por exemplo permite dar mais importância ao titulo, depois à descrição e por ai em diante. Quanto melhor for a escolha das keywords para o titulo e para o conteúdo melhor o posicionamento nas pesquisas dos motores de busca. Eventualmente acabaremos por chegar ao topo, o sitio onde todos os sites querem estar.

Para quem não tem qualquer conhecimentos neste área a melhor maneira de conseguir um optimização eficiente será recorrer a empresas e profissionais da área. Estes profissionais podem ajudar na criação do conteúdo único e por consequência trazer visitantes. É claro que isto pode custar algum dinheiro mas o primeiro lugar nos motores de busca podem trazer um retorno muito maior. Por vezes é preciso investir para se puder ganhar dinheiro.
Contratar profissionais não é absolutamente necessário claro. Basta termos imaginação e conhecimentos para criar conteúdo interessante dentro do nosso tema e que cative os visitantes. Se conseguirmos criar este conteúdo e com as keywords certas os spiders dos motores de busca vão com certeza dar relevância ao nosso site mas depois o lugar que nos é atribuido já depende da concorrência.

Espero que este texto vos de uma ajuda em optimização nos vossos sites.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *