Como apagar as revisões dos posts e optimizar a base de dados.

Aqui à dias falei que um dos defeitos do wordpress era o facto de o número de revisões não ser limitado o que podia fazer com que alguns textos chegassem a ter dezenas de revisões. Esse pormenor fazia com que a base de dados acaba-se por ficar cheia de lixo com pouca utilidade e que apenas ia atrasar o blog.

Antes de apagarem todas as revisões vejam se existe algum texto que estejam a escrever e em que as revisões possam ser úteis.

Apagar as revisões da base de dados é de facto muito simples.

Aqui ficam os passos:

  1. Entrar no cPanel e depois no phpMyAdmin.
  2. Seleccionar a base de dados que pretendem optimizar.
  3. No menu no topo clicar em “SQL” e introduzir como comando sql:
  4. DELETE FROM wp_posts WHERE post_type = "revision";

  5. E pronto já está. Dependendo do número de posts e de revisões a limpeza efectuada pode ser significativa. No meu caso foram limpas 116 linhas de código com as revisões.

Enquanto fazia isto na base de dados descobri uma outra dica que me permitiu reduzir o tamanho da base de dados em quase 20%.

Na vista de estrutura da base de dados podem encontrar as várias tabelas e à frente a indicação do tamanho que cada tabela ocupa. Ao clicarem no tamanho de cada tabela vão encontrar a descrição do espaço ocupado. Por baixo vão encontrar um link com o texto “optimizar tabela” e que podem lá clicar e efectuar a optimização.

Eu apenas efectuei a optimização na tabela wp_posts e na tabela wp_comments que são as tabelas que mais espaço ocupam e consegui reduzir o tamanho em quease 20%. Eu sei que existe um plugin que faz o mesmo mas não sabia que era possível fazer o mesmo através do phpMyAdmin. Assim evita-se utilizar mais um plugin.

Atenção:

Antes de efecturem qualquer alteração à base de dados devem ter um backup da mesma. Eu efectuei as operações e não obtive qualquer problema mas deve-se sempre prevenir.

16 comentários a “Como apagar as revisões dos posts e optimizar a base de dados.”

  1. Sim senhor, um post muito útil. É sempre bom conseguirmos eliminar algum lixo. No meu caso não devo ter mais de 2/3 versões por post, no entanto há um post, aquele da lista dos blogs do dinheiro, que deve ter seguramente mais de 40 versões pois sempre que adiciono um blog guarda uma nova versãao.

    Abraço.

    O post do Benny mais recente –> Link-Love 31-01-2009

  2. Aló Nelson, estou começando agora com o WordPress, na verdade o meu site wordpress, http://www.mundodafama.com ainda não tem nenhum post, logo não tem nenhum lixo.

    O que me fez comentar aqui foi outro motivo: Não te incomoda o facto de ter um pagerank 0? É que introduzi o script da text-link-ads agora a pouco no meu portal principal e ele foi retirado todo o Pagerank, mas ainda não começou a perder visibilidade no Google. Agora não sei se retiro o script e peço desculpas ou se deixo ele assim na expectativa de ganhar algum dinheiro, que ainda nem começou a aparecer. O que aconselhas?

  3. Elisio tudo depende do que pretendes para o blog. Sinceramente o page rank por si só não me interessa para nada. Como as visitas do google se mantiveram ou subiram e como não perdi as posições nas pesquisas mantenho. Se começa-se a perder lugares nas pesquisas e por consequência visitantes ai sim.

    Celso bom trabalho então.

  4. Li este post agora e fui imediatamente ao meu blog ver se tinha muitas revisões dos posts… a maiorira tem 2 ou 3… mas encontrei um em que tinha 7 revisões.
    Vou já fazer a limpeza que sugeres 😉
    Obrigado pela dica

    O post do Miguel mais recente –> Sai daí… ó gato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *