Como avaliar blogs e onde comprar.

Um visitante (o Daniel) ontem deixou um comentário a dizer que anda tentado a comprar 1 ou 2 blogs e pediu-me para criar um post sobre isso. Aqui fica o texto:

Onde os comprar?

Esta pergunta é a mais fácil de responder. Existem vários fóruns sobre isso.

Portugueses:

Em portugal apenas conheço um que mereça atenção o Mais trafégo. Não sei se existem mais alguns até mesmo brasileiros mas não conheço.

Internacionais:

Aqui a variedade é maior. Existe o NamePros, SitePoint, V7N, Digital Point e o Web Hosting Talk entre outros. Cada um deles tem uma zona dedicada à compra e venda de dominios e blogs.

Como os podemos avaliar?

A resposta a esta pergunta depende de vários aspectos. Aquando da venda do blog o vendedor normalmente apresenta print screens de quantos visitantes o blog tem. É um dos aspectos mais importantes. Quantos mais visitantes tiver mais se paga mas também mais retorno teoricamente se terá.

Depois quando existem são apresentados também screens dos ganhos que o blog dá. O valor de venda anda á volta entre 6 a 18 meses o valor que rende mensalmente em grande parte dos casos. Neste caso tenham em atenção principalmente em blogs comprados no estrangeiro o programa que gera a receita. Alguns dos programas apenas aceitam bloggers de alguns paises o que podia alterar os rendimentos.

Usem uma ferramenta como o dnScoop que vai mostrar várias informações sobre o dominio. Apesar de dar um valor estimado do dominio não confiem nisso. O valor não é fiavel. As informações que interessam são a idade do dominio (diz-se que os dominios mais antigos se posicionam melhor nos motores de busca) e o número de links que apontam para o dominio. Mesmo que o blog seja apenas para cativar visitantes dos motores de busca  os links vão ajudar a um melhor posicionamento.

Caso exista essa opção vejam o número dos assinantes dos feeds e o crescimentos que esse número teve. E quanto mais a venda do blog for publicitada maior será uma possível quebra dos assinantes que ao verem o blogger a mudar deixam de acreditar no blogger que lhe vai suceder. Diz-se que cada assinante pode valer até 1€ ou até mais dependendo do tema do blog.

Podem sempre dar uma olhadela ao page rank e ao alexa rank mas pessoalmente é um aspecto que não me interessa muito e se o blog for recente não vai mesmo valor de nada.

Caso o objectivo do blog seja captar visitantes dos motores de busca usem a ferramenta de palavras chave do adwords que vai dar uma estimativa das pesquisas efectuadas por mês sobre as várias palavras chave. Se o blog estiver em 1 lugar nalguma pesquisa podem contar com mais de 30% dos visitantes que pesquisam por essa palavra.

E por último um dos aspectos mais importantes a ter em conta é o valor que vocês podem acrescentar ao blog. Por exemplo eu até podia comprar um blog sobre assuntos médicos mas depois com o passar do tempo o valor do blog ia descer porque eu não tenho conhecimentos para manter um blog de qualidade sobre esse assunto. Podia sempre comprar textos a alguém que percebe-se do assunto mas tinha de ser uma coisa bem pensada para não se perder dinheiro com a compra. Eu só compro blogs sobre assuntos que dominio e gosto ou então sobre um assunto geral que pode ser facilmente actualizado como por exemplo um blog de videos de musica.

Espero que este post seja informativo e vos incentive a estarem mais atentos a algum blog que possam comprar.

6 comentários a “Como avaliar blogs e onde comprar.”

  1. Realmente não dá para confiar muito no valor da dnScoop. Eu aproveitei a dica para avaliar um projeto meu que estou pensando em vender e eles avaliaram o domínio do mesmo, “drivelivemusic(.)com”, que tem quase 8 anos em $399. Por 1/4 desse valor eu vendo na hora… hehehe

    O post do Rick171br mais recente –> WP Mais Tubo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *