Como avaliar um dominio?

Quando queremos comprar um dominio e ele já se encontra registado temos por vezes a possibilidade de o comprar mas o preço parece-nos alto. Para ajudar nessas situações decidi criar este texto com alguns dos factores que determinam o preço do um domínio.

Estamos com a ideia de lançar um novo negócio na internet e na nossa ideia já temos o domínio perfeito mas quando vamos a pesquisar descobrimos que já se encontra registado e à venda. Quanto estariam dispostos a pagar por esse domínio? Cada vez mais hoje em dia isso se tornou uma questão fundamental já que os melhores domínios estão rapidamente a esgotar-se.

Sendo que o valor de um domínio não é uma coisa muito precisa existem no entanto alguns aspectos a considerar para se chegar a um valor real.

Um dos aspectos mais importantes a considerar para ver o valor de um domínio é o TLD (top level domain) ou seja a extensão por exemplo .com, .net, .info, .pt, etc. Diz que todos os outros aspectos a serem iguais um .com vale até 4 vezes mais que qualquer uma das outras extensões. Por exemplo comparando um webvicio.com e um webvicio.net criados na mesma altura e com o mesmo numero de backlinks e de rankings o webvicio.com pode valer até 4 vezes mais. Pode em certas ocasiões não ser realmente isso que acontece e por vezes surgem domínios que rapidamente se valorizam como actualmente é caso da extensão .mobi utilizada em conteúdos para telemóvel.

Depois existem também TLD especificas de países que tem também grande popularidade e prestigio e que acabam por se valorizar e verificam-se vendas por valores altos. Outro exemplo que se assiste a uma valorização actualmente é a extensão .tv que por ser uma abreviação da palavra “television” está amplamente a ser utilizada e comercializada.

Outro aspecto muito importante quando se está a avaliar um domínio é o numero de palavras que tem. Domínios de apenas uma palavra (sem erros de escrita ou abreviações) por serem extremamente raros são enormemente valorizados principalmente nas principais extensões. Domínios com duas palavras (sem erros ou abreviações) são também valiosos se o endereço puder ser facilmente rentabilizado e se tiver uma extensão das principais. Com mais palavras que isso só em casos mais raros é que o valor é significativo mas com a actual procura e a falta de domínios livres o valor tem vindo a subir.

Os domínios que contenham erros de escrita, abreviações, hifens ou caracteres especiais têm normalmente pouco valor e valem pouco mais que o valor de registo muitas das vezes. Além disso os domínios que usem nomes de marcas registadas são um potencial risco porque a empresa detentora da marca pode recorrer a tribunal para tomar posse do domínio.

Depois o próprio tema do domínio vai determinar o seu valor. Se tiver a ver com sexo, assuntos financeiros ou a industria da saúde o valor sobre exponencialmente. Já outro tipo de industrias não tem tanto valor.

Os domínios genéricos tendem a ser mais valiosos que os não genéricos. Entende-se por genérico um domínio que apenas contém palavras reais (palavras existente em dicionários). Um domínio generico.com pode ser altamente rentabilizado o problema é que esses atingem preços muito altos.

O número de letras do domínio também afecta o seu valor. Com 3 letras um domínio é valioso mesmo que não signifique nada coisa que não percebo muito bem porque. Com 4 letras normalmente tem de ser uma palavra que dê para prenunciar mesmo que não exista no dicionário. Com mais letras que isso já interessa o valor da palavra em si (se é genérica ou não, se é facilmente rentabilizada ou não, etc).

A capacidade do domínio se tornar uma marca ou não afecta em muito o seu valor. Se for fácil de memorizar, fácil de escrever, com um assunto rentável e com bastante tráfego directo (visitantes que colocam o nosso endereço directamente no browser) podem ser transaccionados por somas avultadas.

Uma vez que os factores são tantos e com tantas variáveis não existe nenhuma formula para avaliar exactamente o valor de um domínio.

Existem também alguns factores adicionais que podem inflacionar o preço. Se existir muita procura para aquele tipo de dominios o valor vai com certeza subir. Depois a experiência do vendedor também afecta no sentido em que vendedores inexperientes e a quererem ganhar dinheiro facilmente tendem a colocar um preço muito alto o que afasta os compradores.

Com este texto espero ajudar quem tem algumas dificuldade em avaliar o preço de algum domínio que esteja a pensar comprar quer agora quer no futuro. Devido à escassez crescente de domínios os valores podem subir no futuro mas estas dicas aplicar-se ao sempre.

22 comentários a “Como avaliar um dominio?”

  1. Ola!

    Tenho um domínio registrado webbookdigital.net e recebi uma proposta para vende-lo.
    Mas a pessoa( EUA) disse que paga entre 50% a 60% do valor.

    Mas como saber o valor?
    Tenho que enviar um resposta e estou pedida.
    Alguém teria idéia??

    Abraços e uma ótima tarde para todos.

  2. QUEM PODE ME AJUDAR??!!

    Tenho uma agência de viagens e registrei um dominio (www.viajepelomundo.com.br) na empresa locaweb onde foi gerado um ticket para eu pagar e me tornar o dono do dominio, efetuei o pagamento dentro do prazo de validade do boleto gerado pela empresa online, depois de alguns dias tentei colocar o site no ar mas dava erro, descobri então que o domínio não me pertencia, que por causa de um erro da empresa que me prestou o serviço eu não era mais o dono do domínio, agora quero processar a empresa pelo grande prejuízo causado pelo erro, o domínio é grande valor para a minha empresa já que trabalho no ramo de turismo e o domínio que fiz era (www.viajepelomundo.com.br) quero ajuda de vocês para eu poder chegar a um valor que posso cobrar como reparação pela perda do domínio.

    Se alguém puder me dar uma dica ficarei agradecido.

    Att,

    Carlos Eduardo

  3. Eduardo mas quem é que ficou como dono do domínio?
    Mesmo que por engano o domínio tenha sido atribuído a outro cliente é sempre possível fazer uma transferência para ti.
    Deves tentar em primeiro lugar resolver as coisas a bem e então depois pensar nas outras hipóteses.

  4. Prezados,

    Tenho um domínio .com, que é um e-commerce com quase 3 anos de atividade, boa visitação diária, volume de vendas, marca com INPI. Tenho os dados de pageviews do domínio pelo google analytics.

    O google já reconhece o domínio com os produtos automaticamente na busca orgânica.

    O domínio pertence ao segmento da saúde, Produtos Naturais & Ervas Medicinais, conforme Feira Internacional em SP deste ano, este mercado esta em contante crescimento mundial.

    Me ofereceram R$ 180 mil pelo domínio, achei muito pouco.

    Quanto eu deveria cobrar pelo mesmo ?

  5. Douglas tudo depende do valor das visitas. Um bom número de visitas é 5 mil? 10 mil?
    Para teres uma ideia muito geral multiplica o que o site rende num mês por 12. Se o valor for bem mais elevado que a oferta então é de recusar.

  6. Tenho 30 dominios e estou no momento vendendo 25 mais nao encontro local de avaliaçao tenho um dos meus dominios que é http://www.detetive.com.br na rede ha mais de 13 anos dar ate para se montar um site de busca com este dominio no meu site eu disponibilizei os valores dos meus dominios alguem poderia me falar se estao muito barato pois eu estou deixando a minhaarea e estou encerrando todas as minhas atividades no Brasil vou me mudar para outro pais.

    Att

    Joseph Kamarena

  7. Joseph o valor dos domínios é o que alguém estiver disposto a dar por eles.
    Depende se tem algum site ou é só mesmo o domínio, numero de visitantes se tiver etc.
    Não existe uma maneira 100% certa de calcular o valor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *