Como evitar o roubo de conteúdo.

Se um blog hoje em dia tiver sucesso corre o risco de ser copiado. Se por um lado copiar o assunto e a ideia do blog é menos grave e até é um elogio porque significa que estamos a trabalhar bem e temos sucesso, copiar o assunto, a ideia e o conteúdo já se torna mais grave.

Além de podemos perder visitantes para esse outro blog também podemos ser penalizados pelo google por conteúdo duplicado.

Não hà uma maneira 100% eficaz de impedir o roubo de conteúdo quer do texto quer das imagens mas existem algumas coisas que podemos fazer.

  1. Colocar links internos no texto – Esta medida pode não impedir o roubo do conteúdo mas pelo menos se a copia do conteúdo for de forma automatica vamos ganhar links no outro blog além de os visitantes ao clicarem nos links verem que o texto não é original daquele blog e passem a visitar o nosso blog. Para além disto existe o efeito positivo em termos de SEO para o nosso blog. Os motores de busca gostam dos links internos.
  2. Introduzir uma marca de agua nas imagens – A marca de agua vai fazer que que ao utilizarem a imagem noutro lado os visitantes vejam realmente quem é o autor da imagem. Para quem for um utilizador experiente em edição de imagem não será impossível retirar a marca mas é complicado e pode fazer com que não valha a pena o esforço.
  3. Contactar o autor do blog – Caso o blog tenha um formulário de contacto podemos sempre contacta-lo. Pode até nem valer de nada mas pode até valer caso o blogger não saiba que o que está a fazer é ilegal ou quando vir que sabemos que nos está a copiar desistir de o fazer.
  4. Agir legalmente contra o autor do blog – Podemos faze-lo de várias formas uma delas é através do adsense. Caso o blog use adsense para rentabilização do blog podemos clicar no fundo da publicidade onde diz “anuncios google” ou “ads by google” e vamos visitar uma página em que podemos fazer queixa do site por roubo de conteúdo. Outra das maneiras é contactando a empresa que aloja o blog e informa-la que o blog está a roubar conteúdo e a praticar um acto ilegal. Não sei qual será o grau de sucesso destas duas acções sei que as vezes resultam mas não sei quantas vezes não resultam mas vale a pena tentar.
  5. Usar feeds parciais – Se o roubo do conteúdo for através dos feeds podemos usar apenas feeds parciais como modo de evitar o roubo. Com isto o dono do outro blog não vai andar a roubar metade do conteúdo e desiste da ideia. Claro que isto trás desvantagens para os leitores que como eu não gostam dos feeds parciais.
  6. Acrescentar copyright no final do feed – Mais uma vez se o roubo for pelos feeds podemos usar um plugin ou o feedflare para colocar um pequeno copyright no final a dizer que o texto foi escrito originalmente no vosso blog.

Pelo menos que eu tenha detectado nunca tive o roubo do conteúdo do Webvicio roubado e vocês já se depararam com essa situação?

15 comentários a “Como evitar o roubo de conteúdo.”

  1. Eu também acho que nunca me roubaram posts, já postaram coisas do meu blog, mas com a devida fonte, já fui foi acusado de plagio, só por causa de meter um vídeo e imagem(que nem era deles) no meu site, e por ter a imagem e vídeo(que também não era deles) acusaram-me…

    O post do ORiOn mais recente –> E Porque Hoje é Sexta…

  2. Nelson, não foi bem isso, tipo, era um vídeo no youtube, que tava em outro site junto com uma imagem hospedada na net, eu postai a imagem e o vídeo e mais um textozinho feito por mim, e por eu ter posto a imagem e o vídeo igual acusaram-me :/

    O post do ORiOn mais recente –> E Porque Hoje é Sexta…

  3. Nuno, tas a dizer que se tipo, vejo o vídeo no youtube, postou-o no meu site, e tenho de postar o autor do vidro?

    Estúpido isso, porque o autor vasta clicar no video.

    Agora aqueles que pegam em vídeos do youtube e metem em outros sites de vídeo(Sapo, etc) e não indicam o autor é que é mau mesmo.

    O post do ORiOn mais recente –> E Porque Hoje é Sexta…

  4. Existe uma questão aqui que não é verdadeira.

    Só será ilegal copiar o blog caso o seu conteudo esteja devidamente registado na entidade reguladora do respectivo país.

    Se o conteudo do teu blog não estiver registado, como podes agir contra essa pessoa?

  5. Nuno as vezes a copia é automática nem sabem o que copiam é tudo o que aparecer.

    ORiOn tudo depende também do vídeo. Imagina que é um vídeo mais pessoal é uma coisa. Se for um vídeo que é um rip de alguma coisa da televisão até tras o autor no próprio video.

    Artur não é bem assim. Podes agir da maneira que disse acima se for por outros meios (em tribunal) por exemplo já é outra coisa. Mas o que escrevemos está relativamente protegido. Podes ver mais sobre isso em http://creativecommons.pt/ por exemplo.

  6. orion acho que devias processar o pplware por te roubar a rubrica da sexta-feira, não é?! e aqueles videos que aparecem iguais no tafixe, labrego e companhia….

    NOT

    e ainda falam falam 😡

  7. zzzz mas uma coisa é fazer as mesmas ideias. O ORiOn pode ter-se lembrado daquilo sem ter visto em lado nenhum e já existir.
    Não sei se viu ou não mas pode acontecer.
    Nunca tiveste a mesma ideia de outra pessoa.

  8. Orion
    Estava a falar dos scripts que retiram tudo do youtube e até colocam uma página do autor do video mas sem link. Postar um video do youtube não tem nada de mal, antes pelo contrário é bastante gratificante alguém demonstrar interesse por algo que é nosso.

    O post do Nuno mais recente –> Compro publicidade em blogues

  9. Até hoje nunca fui acusado de copiar conteúdo. Sempre que copio algo ponho a devida fonte e geralmente são pequenos excertos de textos. Que eu saiba também nunca me copiaram nada, tirando uma vez em que um blogger me copiou totalmente um post, mas era um post com link de afiliado e ele deixou o meu LOL.

    O post do Benny mais recente –> 44 Palavras Mágicas para os Títulos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *