Como fazer um sorteio.

À uns dias recebi um comentário com algumas dúvidas de como fazer um sorteio.

Neste texto vou tentar explicar como fazer um sorteio e responder às dúvidas que foram apresentadas.

Em primeiro lugar deve-se arranjar os prémios. Para dar-mos prémios melhores podemos procurar por patrocinadores (sponcers). Para fazer isto temos de apresentar aos potenciais patrocinadores um plano bem estruturado e com as vantagens que os patrocinadores podem ter. Temos de procurar patrocinadores que estejam relacionados com o tema do blogue. Se temos um blogue para webmasters não podemos entrar em contacto com empresas de brinquedos, mas empresas de alojamento já são indicadas. É preciso ter um plano bem detalhado com as estatisticas do blogue, o que o patrocinador vai obter e o que se pretende com o concurso.

como fazer o sorteio

Aqui devemos pensar no que queremos fazer. Se vai ser um sorteio puro, se o prémio é para quem comentar mais ou quem conseguir mais pontos por fazer tarefas.Para fazer um sorteio podem utilizar o Random.

É só escolherem o número máximo que querem (o número de participantes) e fazerem o sorteio.

Para isto têm de criar uma tabela em que atribuem a cada participante um número e depois é sorteado o número que vai determinar o vencedor.

Se tiverem uma lista de email por exemplo em vez de andarem a atribuir números podem usar a opção List Randomizer e fazer o sorteio directamente com os emails. O site cria uma ordem aleatória com os emails e quem ficar em 1º fica com o prémio.

como saber quem assinou o feed? Me parece que só mostra o número de assinantes e não tem e-mail de quem assinou.

A Feedburner permite ver a lista de quem subscreveu os feeds por email e podemos utilizar essa lista para o concurso.


Basta entrarmos na nossa conta e no feed que queremos consultar. Depois no menu escolhermos a opção “Publicize”.

Depois disto no menu lateral existe a opção “Email Subscriptions”.

Ao clicarmos lá, vai aparecer um sub menu e já deve estar aberta a aba “Subscription Management”. Se não estiver é só clicar lá.

Nesta página podem encontrar várias opções da caixa de subscrição, entre as quais a linguagem, código html, o widget que queremos etc.

Ao fundo temos a opção “View Subscriber Details”. Aqui podemos ver a lista de todos os subscritores por email do feed do nosso blogue.

Temos também a informação de quem confirmou ou não a subscrição, podendo por isso filtrar quem não concluiu a subscrição e ainda a possibilidade de exportar a lista para um ficheiro CSV que podemos abrir com o Excel e evitando assim ter de copiar os emails um por um.

Agora com todas estas dicas já podem organizar um sorteio no vosso blogue.

2 comentários a “Como fazer um sorteio.”

  1. Viva.

    Bom amigo é só para lhe informar que sempre que existe um sorteio é necessário a presença de um responsável do governo civil.

    Quando aos e-mails é sempre necessário pedir autorização ao CNPD para obter a devida autorização para o uso neste caso desses e-mails.

    De resto bom post 🙂

  2. Rui eu penso que nem sempre seja preciso o representante mas não tenho a certeza.
    Quanto aos emails quem tem de dar autorização são os proprietários dos emails.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *