Como melhorar algumas estatisticas.

Nas estatísticas do Google Analytics podemos ver uma carrada de números mas se não soubermos olhar para eles com olhos de ver, como se diz, não vale de nada.

Existem aqueles dados que quando maiores melhor como o número de visitas, número de visualizações, tempo médio no site etc.

E existem os outros que quando mais pequeno o valor melhor. Existem sempre algumas medidas que podemos tomar para melhorar algumas das estatísticas e neste caso vou falar da “bounce rate” ou taxa de rejeição.

O valor no Webvicio está bastante alto como podem verificar pela imagem. Tem 78% não é de todo um valor de que me possa orgulhar.

Como primeira medida para alterar isso fui verificar quais os textos em que recebo mais visitas vindas dos motores de busca.

Talvez por ser preciso algum tempo para uma boa colocação nos motores de busca os textos em que recebo mais visitantes dos motores de busca são textos já com algum tempo.

Como é normal com o tempo vamos aprendendo algumas coisas e se for comparar a optimização que fazia à uns tempos atrás com a que faço agora nota-se bem a diferença. No inicio era muito raro eu colocar links internos. Ao criar links entre os textos do blogue os leitores em vez de se irem embora vai passar mais tempo no blogue o que vai acabar por diminuir também a bounce rate. Se depois de lerem um texto não encontrarem links para mais textos os visitantes vão clicar no primeiro link de saída que encontrarem. Eu tenho um plugin que cria links automaticamente conforme as keywords que eu escolher mas existem sempre aquelas palavras que utilizamos uma ou duas vezes e que não vale a pena estar a inserir ao plugin.

Andei então a vasculhar os textos que mais recebem visitas dos motores de busca e inseri alguns links internos. Linkei para alguns textos e para algumas categorias agora vamos a ver como as estatísticas evoluem.

A optimização não passa só pelos novos textos mas por todos os textos de um blogue e vale sempre a pena melhorar um pouco os textos mais antigos.

E vocês também optimizam os textos mais antigos ou só os que publicam actualmente?

12 comentários a “Como melhorar algumas estatisticas.”

  1. Nelson,
    eu comecei a aperfeiçoar alguns dos meus textos mais antigos e que estão bem posicionados no google. E o certo é que para já a estratégia está a compensar 🙂

  2. Boas Nelson
    Resulta quase sempre, fiz umas alterações em certos posts do mkgratis as visitas começaram a subir. Tem que se tomar conta dos projectos. Se tivermos poucos é muito mais fácil. O plugin para os links que utilizo, não satisfaz, qualquer dia tenho de pensar em adquirir o ninja, mas ainda são 97 $, é algo puxado!

  3. Nuno exacto. Os projectos são como uns filhos temos de tomar conta deles para os ver crescer.
    Os $97 são puxados são mas pode ser que eu consiga baixar o preço. Espero dar novidades em breve.

  4. Olá Nelson,

    Com os links internos,os números que indicou vão melhorar com certeza. Eu também penso fazer algo de semelhante,mas o nicho não ajuda. 🙂

    Um abraço.

  5. Eu também tinha uma bounce rate muito alta, na ordem dos 70%. Entretanto consegui diminuí-la para metade, mas ainda não optimizei os artigos antigos.
    Sei que tenho de o fazer e em princípio só me vou dedicar a isso em Fev/Mar, mas concordo que é muito importante.

  6. Olá, Nelson!

    Realmente, a Taxa de Rejeição é algo que nos assusta quando está alta, e nos faz pensar em algo para diminui-la.

    Após o relançamento do Análise Blogueira eu me assustei ao ver que a Taxa de Rejeição, hoje, mantém-se abaixo dos 4%! E isto apenas com alterações na usabilidade, nada de mexer muito em links internos.

    Certamente, algumas técnicas podem ser muito bem empregadas, principalemnte esta que você citou e a reorganização total da usabilidade dos blogs.

    Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *