Como o twitter nos torna melhores escritores… ou não.

Vi um texto no copyblogger.com que achei engraçado mas que não sei se será verdade.

Nele podia ler-se que o twitter nos fazia melhores escritores e dava 3 razões para isso:

- O twitter obriga-nos a ser resumidos.
Se temos um limite de 140 caracteres para dizermos o que quisermos. Todos os caracteres (espaços, sinais de pontuação, etc) contam por isso temos de saber exactamente o que queremos dizer e faze-lo com o mínimo de palavras possível.

- O twitter obriga-nos a exercer o nosso vocabulário.
Se temos o limite de caracteres temos de tentar usar palavras mais pequenas mas que ao mesmo tempo signifiquem o mesmo e descrevam bem o que queremos.

- O twitter obriga-nos a melhorar as nossas habilidades para editar o que escrevemos.
Todos os escritores tem de ser capazes de editar o seu trabalho. Quando escrevemos um tweet nem sempre fica com 140 ou menos caracteres e temos de alterar até ter. É quase um jogo. Ao mesmo tempo temos de conseguir captar a atenção de quem nos segue.

Estas são as razões do texto e que tem fundamento de ser mas que não acho que resultem em todos os casos. Se fosse assim as mensagens do telemóvel teriam os mesmos efeitos e o que se vê é que a escrita em vez de melhorar acabou por piorar. Grande parte dos utilizadores de telemóvel quando enviam uma mensagem em vez de praticarem a escrita acabam por usar k e x em lugares que eles não existem e abreviações inventadas. Depois esse modo de escrita acaba por passar para fora de telemóvel e acabar em testes ou noutros locais menos próprios.

Com o twitter pode acontecer o mesmo. Claro que o twitter pode ajudar a tornarmo-nos melhores escritores mas desde que se cumpra a ortografia correcta.

O que acham?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>