Como seguir os comentários em blogs?

Um dos aspectos nos blogs que os tornam tão populares são os comentários e a discussão que por vezes originam. Os comentários trazem a um blog pontos de vista diferentes, informações complementares ao texto escrito e muitas outras coisas importantes.

Mas por vezes em alguns blogs deparo-me com dificuldades em seguir a discussão que determinados textos produzem. Normalmente quando estou a ver os feeds tenho duas opções de leitura conforme o interesse que o titulo e o primeiro parágrafo me suscitam: se tiver pouco interesse ou então for dar só uma leitura por alto leio directamente no google reader mas se quiser ler com mais atenção abro o blog em questão e leio “ao vivo” até porque assim tenho a opção de deixar um comentário. Em certos assuntos quero mesmo seguir os comentários seguintes e ai é que encontro as dificuldades.

Alguns blogs têm a opção de subscrever os comentários por email o que torna tudo muito mais fácil. Se houver comentários novos recebemos um email se a nossa opção for essa mas existem outros blogs (como o webvicio) que não tem essa opção. Nesses blogs torna-se bastante mais difícil de acompanhar os comentários de forma eficiente. Existe sempre a hipótese de acompanhar os comentários através de feeds mas pessoalmente não gosto.

Na minha lista de alterações aqui no blog juntamente com o novo theme será a possibilidade de subscrever os comentários por email. Penso que agradara a muitos visitantes.

Mas voltando ao assunto anterior quando não tenho essa opção de subscrever os emails e como não gosto de subscrever os comentários por feeds crio um bookmark para a página do texto para ir vendo se tem novidades. Passado uns dias sem novidades apago o bookmark. Claro que isto levanta alguns problemas porque em determinadas alturas fico com muitos bookmarks mas facilita o acompanhar dos novos comentários.

Isto é um método que uso mas claro existem outros e se calhar até mais fáceis. Todos sabemos a importância que um bom comentário deixado num outro blog pode ter. Se deixarmos um comentário como “ok” podemos receber uma ou outra visita mas se for um bom comentário podemos receber um grande numero de visitantes que gostaram do nosso comentário e ver ler mais sobre nós. Deste modo torna-se importante não apenas comentar mas comentar com qualidade e ir acompanhando a discussão.

E vocês acham importante ter a opção de subscrever novos comentários por email? Quando não tem essa opção e querem acompanhar como fazem?

14 comentários a “Como seguir os comentários em blogs?”

  1. Eu agora também tenho uma pasta onde vou guardando as paginas em que comento, assim que o post “morrer” apago de lá.
    As vezes uso o subscrever por mail, mas não gosto muito porque as vezes fico com muita tralha no mail.

  2. mais um com a mesma técnica 😀

    chato é quando estou no PC do trabalho e n posso guardar os links, antes com o firefox dava, mas agora bloquearam-m a entrdada ao FireFox portable 🙁

  3. permitiam…antes d instalarem 1 sistema qualquer da Panda que bloqueia não so sites como youtube, gmail, etc, como tb bloqueia a utilização do Firefox portable e do MSN ou outro programa parecido 🙁

  4. Bem isso é daquelas coisas que não compreendo. Se bloquear sites como youtube até tem lógica bloquear o firefox, gmail e msn não tem qualquer lógica. Eu não consigo trabalhar sem isso. Existem trabalhadores que apenas usam isso como perde de tempo mas não é a bloquear a todos que se resolve.
    Se o trabalho não precisa da internet não se disponibiliza internet agora se tem deixa-se utilizar os recursos. Mas pronto cada empresa tem a sua politica.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *