Dicas e razões para se promover um concurso num blog.

Os concursos em blogs hoje em dia estão muito na moda. É através disso que muitos blogs atraem um grande número de leitores rss.

Aqui ficam algumas razões e algumas dicas para se promover um concurso num blog.

  • Quanto maior for o prémio mais reconhecimentos dos visitantes haverá. Se o prémio for bom isso cria um buzz na blogosfera em torno do blog e do autor do blog.
  • Com a criação de um concurso um blog pode tornar-se popular na blogosfera. Além disso é preciso efectuar uma boa promoção para maximizar os ganhos. Talvez até contratar alguém de fora para rentabilizar ao máximo o concurso com a promoção.
  • No caso de o concurso ter um sponcer as atenções centram-se mais no sponcer do que propriamente no blog. Os participantes ficam com uma boa opinião sobre o sponcer e sobre os seus serviços.
  • Uma boa maneira de promover um produto é oferecer um produto através de terceiros. Por exemplo um outro blog oferecer determinado produto. Assim as reviews sobre o produto são mais favoráveis do que se ele fosse oferecido pelo dono do blog.
  • É necessário atrair outros bloggers a participar no concurso para maximizar o número de visitantes e de participantes. Se o blogger participante fizer referência a isso no seu blog os visitantes desse mesmo blog com a curiosidade e com a vontade de ganhar o prémio são também atraídos para o nosso blog.
  • Podemos usar o concurso para subirmos nos rankings dos motores de busca. Uma das regras pode ser os participantes terem de fazer referência ao concursos nos seus blogs com um link. Ganhamos audência e links se os prémios forem bons para motivar a uma grande participação.
  • Oferecer vários prémios pode atrair mais participantes e criar mais buzz na internet porque vai agradar a um publico mais vasto. Como todos os gostos são diferentes oferecer ebooks por exemplo agrada a uns visitantes e a outros nem tantos. Oferecer vários prémios e de diferentes tipos vai chamar mais a atenção. Isto não acontece se o prémio for monetário que nesse caso agrada a toda a gente.
  • Se o concurso tiver um sponcer tentar linkar com keywords relevantes e não com keywords ao acaso. Se se utilizar keywords que nada tenham a ver com o tema que o sponcer trata os motores de busca podem aplicar uma penalização ou simplesmente baixa-lo nos rankings das pesquisas e fazer com que o concurso não valha a pena e o sponcer nunca mais participe num.

    5 comentários a “Dicas e razões para se promover um concurso num blog.”

    1. Gostaria de saber o que é sponcer e também mais detalhes, quem sabe um tutorial, explicando como organizar este tipo de concurso, como fazer o sorteio, como divulgar, etc.
      Achei interessante sua ideia, só que não sei como executá-la.
      Se eu escolhesse, por exemplo, fazer o sorteio com base nos assinantes do feed, como saber quem assinou o feed? Me parece que só mostra o número de assinantes e não tem e-mail de quem assinou.
      Parabéns pelo blog.

    2. Jackson Rubem sponcer é patrocinador. Quem dá prémios ou dinheiro para o concurso.
      A feedburner permite ver quem é que assina os feeds por email.
      Farei um post a falar disso brevemente.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *