Sete dos erros mais estúpidos que podemos cometer se tivermos um blog – parte 1.

Para quem tem um blog ou um site existem erros que se devem evitar principalmente os que vou dizer por serem erros que podem ser considerados erros estúpidos.

1- Deixar o domínio expirar.

Devem estar a pensar. Ninguém faz isto. Por mais incrível que parece muita gente deixa o domínio do seu site expirar e só repara nisso quando vai a entrar no seu site e vê um aviso da empresa onde o tem registado a dizer que o domínio tem a renovação pendente. Ou então acontece quando vão de férias sem verem a data e quando voltam têm uma surpresa. Felizmente depois dos domínios expirarem existe um prazo de alguns dias em que só o antigo dono o possa renovar e evitar assim uma perca maior para alguém que pretende roubar o endereço. Estejam atentos a isto. Muitos das empresas de domínios têm a opção de renovação automática se são esquecidos optem por activar essa opção.

2- Criar uma página de erro 404 com uma má frase.

Muitos webmasters gostam de personalizar a página de erro que aparece quando tentamos entrar nalguma página que não existe. Se isso nada tem de mal o problema pode mesmo ser a frase escolhida para isso. Por exemplo escolher esta frase:

“Olha lá seu burro não sabes procurar. Não vês que esta página não existe?”

É com certeza uma má opção. Os visitantes que virem isto com certeza que não ficam com grande vontade de voltar.

3- Colocar demasiadas vezes um site offline para manutenção.

Um grande número de sites são colocados offline sempre que os donos querem fazer alguma manutenção. Isto é um erro não tanto para os visitantes humanos mas mais para os motores de busca. Se algum bot de algum motor de busca tentar indexar o site enquanto está offline vai assumir que a página expirou e vai penalizar o site no motor de busca. Com isto perdemos todo o trabalho que tivemos para subir nos motores de busca pelo menos até à próxima visita dos bots. Existem duas opções para actualizar o site. Na primeira cria-se uma cópia do site actual e envia-se o tráfego para lá. A segunda é experimentar as actualizações num site de testes num outro servidor. Depois se tudo correr bem então actualizar no site principal.

4- Comprar um domínio .info quando o .com está disponível.

Todos sabemos que os domínios .com são os domínios mais valiosos actualmente. Primeiro porque quando se pensa nalgum endereço pensa-se sempre primeiro no .com. Depois porque se colocar-mos webvicio no endereço por exemplo e carregar-mos em ctrl o browser vai ter ao webvicio.com. Se optar-mos por comprar um outro endereço e o .com estiver disponível alguém se vai lembrar de o registar na tentativa de roubar tráfego ao nosso endereço. Se quiserem mesmo uma outra extensão registem também o .com e redireccionem o tráfego para o vosso site.

Aqui fica a primeira parte. Espero que tenham gostado e assinem os RSS para saberem quando vai sair a segunda.

1 comentário a “Sete dos erros mais estúpidos que podemos cometer se tivermos um blog – parte 1.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *