Experiência que fiz aqui no Webvicio.

Quem visita o blog sabe que normalmente a frequência de actualização do blog é diaria mas esta semana a frequência foi alterada para dia sim, dia não. Fiz um post no dia 9 (segunda), dia 11 (quarta) e hoje dia 13. Fiz isto porque queria ver se o número de comentários aumentava deste modo.

Pelo que me tenho apercebido o número de comentários tem descido globalmente e nem mesmo a pagar por comentários o problema se resolve. Com esta experiência quis ver se cada texto estando mais tempo como a ultima actualização recebia mais comentários.

No dia 9 fiz um post com os defeitos do wordpress. Como foi dito nos comentários é um post diferente do habitual e talvez por essa razão tenha tido um número significativo de comentários (15). Alguns dos comentadores são pouco frequentes a comentar no blog por isso acho que o texto chamou mesmo a atenção. No dia seguinte (dia 10) as visitas mantiveram-se iguais mesmo sem actualização. Neste texto a experiência correu bem.

No dia 11 fiz um texto sobre os passos a seguir depois de instalar o wordpress. Apesar de não ser um texto fora do normal acho que é um texto interessante e que se torna útil. Pelo menos para mim vai ser porque basta seguir o texto e não me esqueço de nada. O número de comentários (3) não é nada de especial. Quanto às visitas no dia seguinte (dia 12) desceram um pouco mas nada de significativo.

O que se pode concluir com isto é que se o texto for fora do normal o número de comentários vai aumentar. Já no caso de o textopoder ser interessante não significa que vai ter grandes comentários. Por exemplo no caso do segundo texto tive apenas 3 comentários mas não significa que um maior número de pessoas o tenham achado interessante e até o tenha guardado nos favoritos mesmo sem comentar como eu por vezes faço.

Pelo menos pessoalmente a minha falta de comentários tem sido por falta de tempo. Os meus itens no google reader tem-se acumulado cada vez mais. Se não leio os textos não comento é normal. Mas quando os ler se achar que posso acrescentar alguma coisa vou deixar um comentário mesmo sendo o texto já algo antigo.

Será que andamos todos sem tempo para comentar ou o problema é outro?

16 comentários a “Experiência que fiz aqui no Webvicio.”

  1. O “problema” muitas vezes resume-se a textos que incentivam o espírito critico do leitor.

    Muitos não comentam porque não se sentem à vontade com o tópico, outros não tem nada a dizer, etc…os motivos são vários mas o mais forte é mesmo o texto do post em si que 90% das vezes não incentiva comentários

    O post do Mario Andrade mais recente –> SEO Siloing

  2. Olá Nelson

    Eu não me posso queixar muito, tenho tido um nº razoável de comentários, e os pagamentos têm sido poucos. Aliás eu utilizo várias formas: pago, comento nos blogues e ainda tenho uma passatempo para quem fizer o maior nº de comentários (10€).

    O tempo é que não é elástico e não dá para tudo, se tiver 50 pessoas a comentar no meu blogue provavelmente, alguns não terão comentários meus.
    O nº de comentários depende muito do assunto do post, e por aí também se vê os assuntos que interessam aos nossos leitores participantes.
    Cumps

  3. Mario sim claro. Se o texto não tiver o mínimo de qualidade é óbvio que não vai ter comentários.

    Nuno tu dizes que os comentários são razoáveis mas se calhar podiam ser melhores uma vez que até pagas para isso.
    Mas é como dizes vai-se aprendendo o que os visitantes gostam.

  4. Eu passo quase todos os dias por aqui, mas não tenho tempo para comentar.

    Agora não concordo com isso de pagar para comentar… Gastar dinheiro por causa dos comentários? Não sei… é como o Mario disse. Existem artigos que são mais comentáveis que outros.

    Mas não te preocupes pois não é só tu que nao tens comentários 😉

    Cumprimentos

    O post do Celso Azevedo mais recente –> WordPress 2.7.1 já disponível

  5. Pois Celso por eu achar que é uma coisa mais ou menos geral é que fiz a experiência.
    Quanto a pagar por comentários é uma forma igual às outras de incentivar os comentários acho eu.

  6. Eu pago por comentários, mas é só um Euro pelos primeiros 10. É uma valor baixo só lendo o post se compreende, mas é um pequeno incentivo nada mais.
    Tenho também uma politica de comentários que afasta também alguns comentários

    O post do Nuno mais recente –> Alternativa ao Random.org

  7. Claro Nelson, mas eu com os comentários gastei uns 5 ou 6 Euros, o que acaba por não ser quase nada, tendo em conta a satisfação pessoal que tenho ao receber os comentários.

    A ideia também só é viavel pela taxa de aderência ser pequena, caso contrário podia ir à falência!

  8. Nuno é um investimento baixo em troca de 50 ou 60 comentários. Nada de mais.
    Se tivesses mais taxa de aderência significaria que o blog seria maior e com mais visitantes. As tuas receitas também seriam outras.

  9. Desculpem o offtopic, mas como e que recebemos os pagamentos da linkworth?

    É automatico ou temos que fazer alguma coisa no site deles? Ja coloquei o meu email do paypal, so falta mesmo transferir o dinheiro.

    Obrigado

    O post do Celso Azevedo mais recente –> Cute Bubbles 1.1

  10. O Nuno até tem razão, tipo com esses 5€ compravas pub num site qualquer, mas os comentários não serião muitos, por isso ainda é melhor pagar para ter comentários, e ao pagar para ter comentários o pessoal visitava o blog, porque ouve falar que ele paga. Por isso compensa fazer assim…

  11. Celso o pagamento é automático. O valor que tens é maior que o pagamento mínimo que escolhes-te? O paypal está correcto? Escolhes-te o modo de pagamento correcto? Se está tudo bem e no próximo mês não receberes contacta-os porque o pagamento é automático.

    ORiOn são estratégias da marketing :).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *