Ferramentas para verificar se o vosso site se encontra online.

Ter um site offline significa perder visitantes e perder dinheiro com isso e é dificil estarmos sempre no site a ver se existe algum problema ou não. Para verificar isso existem ferramentas gratuitas (tendo muitas delas uma opção paga) que de tempos a tempos verificam se o nosso site se encontra offline e caso exista algum erro envia um email, um aviso pelo msn ou pelo leitor rss entre outras possibilidades.

O primeiro serviço é o Mon.itor.us que permite verificar o site a cada 5 minutos para verificar se ele se encontra online. Casa detecte um erro envia um aviso por email ou por feeds. Além disto permite uma monitorização interna (cpu, memória etc) e estatísticas dos visitantes.

O Internet Seer que é o que uso aqui no blog permite verificar o site entre 60 a 5 minutos e cada exista um erro envia um email a informar. Quando o site volta a ficar online envia um email a informar quanto tempo esteve offline. Semanalmente envia um email a informar quanto tempo esteve offline cada dia e o tempo de acesso ao site.

O Site24x7 um dos mais populares verifica o site a cada 60 minutos (na versão paga pode ser de 1 a 60 minutos) e de várias localizações no mundo. Se o site se encontra offline podemos receber um aviso por email, RSS ou através de SMS.

O Montastic verifica o site a cada 10 minutos pelo menos mas pode variar de acordo com a carga do servidor. Por cada site que tenhamos a monitorizar o site disponibiliza um widget para computador que fica verde se o site estiver online e vermelho se estiver offline (com muitos sites o ecrã vai ficar pior que um cruzamento cheio de semaforos) além de disponibilizar avisos por rss e por email.

Existem muitos outros serviços como SiteUptime, HyperSpin, Host-Tracker, Dot-Com Monitor, Uptrends, Uptime Party e Internet Vista.

Um outro serviço do genero é o Down for everyone or just me que caso não consigamos entrar em algum site podemos ir verificar se é problema nosso ou se se encontra offline para todos.

Já não tem desculpa para não serem avisados quando o vosso site ficar offline.

13 comentários a “Ferramentas para verificar se o vosso site se encontra online.”

  1. Sim eu também visito regularmente mas com estas ferramentas ficamos a saber se ele esteve offline durante a noite por exemplo ou durante algum tempo que não estejamos ao computador.

  2. A Imobiliária Santos Digital Imóveis tem vários sites de imóveis em Santos. A Internet Seer ajuda muito pois fico sabendo em quase que tempo real se minha web saiu do ar. As vezes até por esquecimento de pagamento pode ser de muito uso….A Santos Digital Imóveis recomenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *