Os links nofollow interessam?

O Matt Cutts funcionário do Google responsável pelo combate ao spam responde a uma pergunta sobre se os links nofollow interessam ou são irrelevantes?

Como podem ver pelo que ele diz tudo depende do objectivo. Do ponto de vista de um motor de busca e dos seus rankings não interessam mas ele diz mesmo “But guess what, search engines are not the entire limit of the world” ou seja existe um mundo para lá dos motores de busca.

Mesmo que um link não traga qualquer proveito para os rankings dos motores de busca esse link pode trazer muitos visitantes.

Por exemplo normalmente os links dos comentários feitos em blogues são nofollow e por isso não interessam muito aos motores de busca, mas por outro lado os visitantes desse blogue podem clicar nos links e acabarem por vir parar ao vosso site. Por isso é também importante fazer comentários com qualidade e que façam os visitantes clicarem no nosso link, um simples “muito bom” ou “obrigado” não vão trazer visitantes mas se adicionarem conteúdo ao texto, o comentarem e mostrarem os vossos pontos de vista ai sim podem conseguir visitantes.

Eu não diferencio links dofollow de links nofollow, eu quero ambos. Se um me dá melhores rankings nos motores de busca o outro da-me visitantes o que no fundo acabam os dois por fazer o que eu quero: conseguir aumentar as visitas no Webvicio.

E vocês?

15 comentários a “Os links nofollow interessam?”

  1. Olá, Nelson!
    Eu vou com você: para mim, links NoFollow e DoFollow valem, pois os dois caem nas nossas estatísticas da mesma forma (apesar de procurar muito DoFollow apenas, às vezes…).

    Adiciono o seguinte: o Google consegue descobrir quando um blog cresce muito apenas em Links DoFollow e nenhum NoFollow e consegue penalizá-los. O gigante das buscas mesmo diz: “Cresçam por DoFollow e NoFollow, esta é a melhor prática para não ser penalizado nas buscas”. É algo a realmente se levar em consideração nestes momentos.

    Um grande abraço!

  2. Obviamente que os links dofollow são mais apetecíveis, mas concordo com o Alan. Quem faz link building tem que apostar em todo o tipo de links, nofollow e dofollow, pr altos e pr baixos, etc. para não ser penalizado pelo Google.

  3. Nelson, é realmente dois lados, mas com objetivos quase que iguais. Referente ao Google e outros motores de busca, os links nofollow são irrelevantes. Eu, considero as vezes, um link nofollow com até mais qualidade do que os DoFollow.

    Como você citou em sua postagem, referente aos comentários de qualidade e relevantes. Comentar com qualidade e fazer comentários relevantes, são formas de conquistar uma estrutura não só de links, mas de pessoas dispostas a conhecer o seu trabalho, trocar conhecimento e fazer amizades.

    Abraço.

  4. Sinceramente NoFollow ou DoFollow não me faz diferença. Na situação em que estou qualquer um é bem vindo, porque estou numa fase muito inicial em que procuro essencialmente aumentar o número de visitantes.

  5. Também com o já disse no WMPT, todos os links são sempre bons desde que adquiridos com base em boas práticas de Link Building.
    Não acredito que haja alguém que pense que só valem a pena os links follow, porque se pensa assim, mais tarde ou mais cedo vai mudar de ideias.
    Abraço,
    JR

  6. Eu não percebi ainda diferenças quanto à visitação após definir links Nofollow. Mas, pode ser que isso seja em razão de meu blog ser novo e eu ainda não estar utilizando corretamente as ferramentas.

    Por exemplo, descobri aqui a importância de pensar nas Tag Titles, não sabia que era relevante.

    Tenho muito que aprender. Se quiser visitar meu blog e dar-me sugestões, inclusive por msn, por favor, eu ficarei muito agradecido.

  7. Edmar isso é normal. Vamos sempre aprendendo com o tempo.
    Após uma visita passageira ao teu blogue não tenho para já nenhuma sugestão relevante. Vou visitar melhor a ver.

  8. Eu uso os dois principalmente para links de afiliados o nofollow e nos post quando cito algum site deixo do follow,mais já fui penalizado e depois parece que voltaram atrás pois não usava o no follow…
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *