Mais publicidade rende mais?

Esta é uma pergunta que as vezes nos faz pensar quando os ganhos andam mais baixo e os queremos aumentar. Mas como muitas outras esta não é uma pergunta que fique respondida com um simples sim ou não.

É claro que em alguns casos isto até pode ser verdade mas noutros não. Por exemplo se utilizar-mos unicamente adsense e já tivermos os 3 blocos permitidos não temos possibilidade de colocar mais nenhum (podemos sempre colocar um bloco de links) e vamos ter de nos virar para outro lado para melhorar os ganhos. E nestes casos pode ser que renda mais porque os ganhos adsense até se podem manter e depois existe mais os extras. Isto tudo sem exagerar porque às vemos páginas quase sem conteúdo e unicamente com publicidade e por incrível que pareça com bons resultados em termos de ganhos (isto se o google não lhes cancelar as contas entretanto).

Mas tudo depende do caso em si. É do senso comum que quanto mais rara for a publicidade mais cara ela se torna. E às vezes reduzir a publicidade até faz com que se ganhe mais porque se torna uma coisa mais exclusiva. Por exemplo se eu em vez de disponibilizar 6 botões 125×125 a 2€ apenas vende-se 4 espaços a 4€ cada um o rendimento global subia. Ou podia diminuir os espaços disponíveis e manter o preço e dava um melhor retorno aos anunciantes. Naquele mês ganhava o mesmo mas pensando a longo prazo no futuro cada anunciante ia ter mais vontade de renovar porque o retorno era maior. Claro que isto foi apenas um exemplo.

Dando outro exemplo aqui do blog retirei a publicidade que tinha da bidvertiser e no novo theme vou retirar os anúncios de texto da Adtoll se não tiver nenhuma compra e da Blogupp. Com isto cada banner comprado vai valer mais porque existem menos distracções para os visitantes que potencialmente clicam na publicidade.

Outras possibilidades é trocar a publicidade de tempos a tempos. Com isto os visitantes por não estarem familiarizados com a mudança têm mais probabilidades de clicar. Ou pura e simplesmente podemos apenas mudar as cores de blocos adsense que vai chamar mais a atenção.

Claro que cada caso é um caso e a melhor maneira de ver qual rende mais é experimentar-mos por nós mesmos. Digo isto por experiência própria. Em alguns sites o adsense rende mais se as cores escolhidas se confundirem com o resto mas em outros é uma boa ideia escolher cores chamativas e que se destaquem do resto.

E vocês pela vossa experiência acham que menos é mais ou pelo contrário para se ganhar mais tem mesmo de se aumentar a publicidade?

2 comentários a “Mais publicidade rende mais?”

  1. eu sou da opiniao que um site nao deve ter publicidade em demasia. eu visito muitos sites que que tem publicidade a mais e a mim so me faz clicar mais depressa no botao de fechar…
    eu ja diminui a publicidade no meu blog, nomeadamente o adsense, mas fico com publicidade q eu acho q esta dentro do aceitavel.

    com pouca pub tb podemos centrar a atençao do leitor nakilo q realmente keremos.

  2. Existem sites que não são sites com publicidade mas sim publicidade que têm um bocadinho de sites.
    Eu concordo contigo com pouco publicidade a existente chama mais a atenção e o conteúdo também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *