Melhorar a velocidade de um blogue e testa-la

A velocidade que um site tem é muito importante para manter os visitantes no mesmo. Ninguém quer estar 1 minuto à espera que um site abra. Quando demora assim tanto o que costumamos fazer é sair do mesmo sem sequer vermos o conteúdo. Até o próprio Google usa a velocidade como factor de ranking para as buscas.

Eu uso um plugin que permite aumentar a velocidade do blogue colocando os ficheiros em cache mas isso não é tudo o que podemos fazer. Existem sempre algumas optimizações que podemos acrescentar e uma das coisas que faltava fazer era activar a compressão gzip.

Existem plugins que permitem fazer isso mas eu sempre que possível tento não usar plugins por várias razões. Se existir essa possibilidade, prefiro inserir o código directamente no theme. Para activar a compressão gzip basta inserir no ficheiro index.php o seguinte código:
Logo depois da função de abertura do php (<?php) inserir:

ob_start(“ob_gzhandler”);

Depois no final do ficheiros colocar:

ob_end_flush();

Embora este código seja para ser usado no ficheiro index.php eu obtive melhores resultados usando no ficheiro header.php. Testem e vejam em qual dos dois conseguem melhores resultados. Só o podem usar uma vez.

Depois da compressão activada podem usar o site GTmetrix para testar. Façam um teste antes de activar a compressão, outro depois e vejam a diferença.

O site usa o Google Page Speed e o Yahoo! YSlow para testar o nosso site e apresenta os resultados de 22 testes diferentes. Os resultados são classificados de A a F. Quantos mais A tiverem no vosso site melhor. Podem ver o que está mal e corrigir para aumentar a rapidez do blogue.

Quanto mais rápido estiver melhor será a experiência dos visitantes e maiores serão as probabilidades de eles regressarem e se tornarem visitantes regulares do site.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *