O que fazer quando um dominio expira.

Quantas vezes já visitaram um site e ele estava em baixo e depois acabam por descobrir que foi devido ao esquecimento do dono em renovar o domínio? Ou pior ainda e quantas vezes se esqueceram de renovar os vossos domínios.

Já aqui falei de uma ferramenta que nos dava uma ajuda para evitar que nos esquecêssemos de renovar os nossos domínios mas se mesmo assim nos esquecer-mos vejamos o que acontece.

As regras são um bocado confusas e aqui fica um resumo para que se e quando precisarem saberem onde podem recorrer.

Todos sabemos que os domínios são registados por anos. O tempo minimo pelo qual podem registar um domínio é um ano mas podem faze-lo por dois, três ou mesmo dez anos. Quando o tempo de registo estiver a acabar vamos sendo avisados por email de modo a que o possamos renovar caso não tenhamos a renovação automática activa. Caso deixemos passar o prazo de renovação ele entra no chamado “Auto-Renew Grace Period” e que dependendo da empresa em que está registado por ir de 0 a 45 dias. Algumas empresas desactivam o domínio, outras colocam publicidade no mesmo para chamar a atenção do dono durante esse período mas apenas o dono o pode renovar.

Depois de passado este periodo o dominio entra no “Redemption Grace Period”. Este tempo é recomendado pela ICANN (a autoridade em domínios) que seja de 30 dias. Neste tempo apenas o dono do domínio pode renova-lo mas desta vez com um custo bastante superior ao normal (até cerca de 10x o valor normal).

Se mesmo assim o antigo dono não o renovar o domínio passa a “Pending Delete” que pode durar até 5 dias. Neste tempo ninguém o pode renovar nem mesmo o anterior dono. Passado este tempo o domínio fica livre e pode ser registado como outro qualquer domínio disponível. Nem todos as empresas de registos de domínios usam estes 5 dias, algumas optam por apagar o domínio de forma aleatória dentro deste tempo máximo para que assim quem estiver interessado tenha a mesma oportunidade e não saibam quando vai ficar disponível.

Ao registarem um domínio devem sempre ler as condições de cada empresa e verificarem os prazos que eles utilizam para que não sejam apanhados desprevenidos. Os períodos que apresentei podem não ser exactamente iguais em todas as empresas.

Já têm uma ideia mais clara do que se passa quando um domínio cai em esquecimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *