Optimizar o blog fazendo uma limpeza.

Nos últimos dias não tem havido actualizações no blog devido a um problema que estava a ter a entrar na administração. Eu consegui navegar normalmente no blog mas quando tentava entrar na parte de administração a página não abria. Depois de vários minutos a tentar abrir a página acabava por dar um erro. Pelo que li não sou o único que tive problemas do género por exemplo o Pedro do blog Crise e Dinheiro também já tece problemas em aceder ao painel de administração. Não sei o que se passou, tentei várias coisas sem resultado até que voltou tudo ao normal.

Alguém sabe do que poderá ser este erro? Não faço a mínima ideia do que causou isto mas é um problema chato. Se alguém puder dar uma solução ou uma hipotese agradeço. Para já parece estar resolvido mas como não sei a causa pode voltar a acontecer.

Quando voltei a ter acesso ao blog a primeira coisa que fiz foi tentar optimizar o blog limpando o lixo que ele tinha. Estes foram os passos que dei:

Tratar dos plugins – Eu estive a rever a lista dos plugins e tinha vários plugins que estavam actividados mas que simplesmente não eram utilizados. Desactivando-os e apagando-os do alojamento fico com uma lista mais reduzida torno o blog mais rápido. Depois os que usava fiz a actualização dos que precisavam coisa que já não fazia à uns tempos. Mais funcionalidades e melhor desempenho é o que se obtém com isto.

Fazer uma limpeza dos temas – Ha tempos atrás quando mudei o tema do blog fiz o upload de vários temas para o alojamento e eles ainda estavam no blog. Como só estavam a ocupar espaço também os apaguei.

O resultado final foi mais segurança e mais espaço em disco. Entre temas e plugins apaguei mais de 10 itens e se por um lado o espaço em disco é pouco significativo o aumento da segurança é muito importante. Quanto mais plugins e mais temas tivermos instalados mais probabilidades temos de estar vulneraveis devido a uma falha que o tema ou os plugins tenham.

Para além disso o blog terá ficado mais rápido com a limpeza. A lista que plugins que está instalada é mais reduzida e com certeza leva menos tempo a carregar.

Fazem regularmente uma limpeza aos vossos blogs?

Alguém já sofreu do mesmo problema em aceder ao painel de administração e que descobriu o problema e possa informar?

7 comentários a “Optimizar o blog fazendo uma limpeza.”

  1. Bem, nao faço ideia do que te terá acontecido, resolveu espontâneamente? Não faço ideia… Talvez algum problema de Cache do browser?

    Quanto a limpeza do blog, costumo estar atento a isso principalmente desde o momento em que o meu host me chateou o juizo por estar a comer muitos recursos… lol

    O post do Hugo Santos mais recente –> Bid by Private Bidder

  2. Hugo sim acabou por passar espontaneamente. Experimentei com vários browsers, limpei a cache e os cookies dos browsers e continuava sem dar.
    Pois foste avisado agora estás atento.

  3. Nelson, no meu caso foi durante 1 mês que isso aconteceu, a solução que encontrei foi “limpar” a página de apresentação do wordpress, e deixar ficar apenas o essencial. Mas nunca percebi o que aconteceu!
    Já agora, ainda estás a tempo de ganhar 1 talão de 1 noite para 2 pessoas num hotel á escolha, é só participares no concurso um lugar ao sol http://www.criseedinheiro.com/2009/05/concurso-de-um-lugar-ao-sol
    Abraço

    O post do Pedro T mais recente –> Conselhos para investir no jogo do perdedor

  4. Eu tive um problema parecido, meu blog ficava todo branco e a area de admin tambem, era um plugin que fazia todo o estrago, fiz um backup do meu banco de dados e depois deletei todos os plugins e fui ativando 1 por 1 ate encontrar o defeituoso, tente esse procedimento pode dar certo.

    Sucesso!!!

    O post do DebocheBR mais recente –> Ganhe Dinheiro com a Sprintrade

  5. DebocheBr não de um plugin não será porque a lista de plugins quando dava era a mesma que quando não dava a quando voltou a dar eu não mexi neles. Agora a lista é mais pequena vamos a ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *