Page Rank Sculpting.

Ainda ontem aqui falei no Matt Cutts e hoje torno a falar nele. Este assunto tem sido bastante discutido na internet. Uns concordam, outros discordam cada um com as suas razões.

Um texto que ele publicou no seu blog chamado “Page Rank Sculpting“está na causa da polémica.

Antes era dito e escrito que se tivessemos uma página com page rank e não quisessemos dar esse page rank a algum link bastava introduzirmos um nofollow nas propriedades do link que o mesmo não era contado. Imaginando que tínhamos um page rank de 2 numa página e que essa página tinha 2 links o “link juice” seria distribuido 50% para cada link.  Se um dos links tivesse um nofollow o “link juice” iria a 100% para o link sem o nofollow.

Mas parece que as coisas mudaram no google à cerca de um ano atrás e o atributo nofollow e os restantes links começaram a ser tratados de uma forma diferente. Voltando ao caso anterior do site com o page rank 2 e com 2 links. Anteriormente como um dos links tinha um nofollow o outro link ficava com 100% do “link juice”. Neste momento o link com nofollow não passa “link juice” mas conta na mesma. Ou seja o link sem o atributo passa só 50% do “link juice” na mesma enquanto os outros 50% são desperdiçados.

Para uma melhor percepção fica uma imagem retirada do site Seomoz.org.

new-pagerank-and-nofollow3Agora para pudermos praticar o link sculpting (nome dado a esta técnica de passar o link juice do page rank apenas aos sites que queremos)  temos de usar uma técnica diferente. Não é so atribui um nofollow que diz aos bots do google para não ligarem ao link. Agora temos mesmo de esconder o link dos bots de modo a que eles não saibam que ele lá está.

Para isso podemos usar alguns métodos como inserir um iframe e bloquar o acesso através do robots.txt, Fazer um redirecionamento através de javascript e bloquear o acesso dos robos, inserir o link em java ou noutro método que não seja analisado pelos motores de busca.

Eu usava o nofollow em alguns casos. Não por causa do page rank porque estive muito tempo sem ele era mais para controlar os links de saida. Vou continuar a fazê-lo da mesma maneira.

Usando o nofollow pode signifcar perder algum “link juice” mas continua a impedir que sejamos penalizados por linkar para sites menos impróprios.

Como vão fazer agora?

4 comentários a “Page Rank Sculpting.”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *