Poupar espaço em disco desactivando os thumbnails automáticos

Como o espaço em disco num alojamento é limitado todos os métodos que permitam poupar espaço são importantes. Se passarmos esse limite temos de pagar mais por isso é importante tentar ao máximo reduzir os ficheiros que são desnecessários.

O WordPress sempre que fazemos upload de uma imagem para o servidor vai criar 1 ou 2 thumbnails automáticos dependendo do tamanho original da imagem. Em alguns casos isso é perfeitamente desnecessário, por exemplo aqui no Webvicio não uso os thumbnails e é uma perda de espaço ter isso no alojamento. Se acederem ao vosso alojamento podem procurar os thumbnails nas imagens e vão encontrar algo como imagem150x150.jpg em que os números indicam o tamanho do thumbnail.

Para desactivar a criação automática não é um simples desseleccionar de uma opção. É preciso mexer em mais algumas configurações.

É preciso aceder a “opções -> media” no painel de administração do WordPress e depois em “Tamanho da Miniatura“, “Tamanho médio” e “Tamanho grande” colocar os valores a 0. De seguida na opção “Recortar a miniatura às dimensões exactas (normalmente as miniaturas são proporcionais)” desactivar a opção.

Deve ficar algo do género:

Opções de Media - WordPressAssim vão conseguir poupar bastantes MB da conta de alojamento.

Tenham em atenção se os thumbnails são necessários ou não antes de desactivar esta opção e de os apagar do alojamento. Alguns temas necessitam dos thumbnails, outros criam os seus próprios thumbnails, verifiquem isso antes de apagar alguma coisa.

Porque não utilizar este espaço que vão libertar para criar um novo projecto?

2 comentários a “Poupar espaço em disco desactivando os thumbnails automáticos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *