Resultados da experiência “bolo de arroz”.

Para quem ainda se lembra eu no dia 18 de Março de 2008 fiz aqui uma experiência no blog em que pretendia também ensinar um pouco de SEO aos leitores.

O texto desse dia teve o título de bolo de arroz. Nele eu pretendia mostrar que a optimização para os motores de busca era uma coisa muito importante e que podia trazer muitos visitantes. Ora vejamos.

O texto tinha apenas o título de bolo de arroz e dentro do texto tirando as boas vindas aos amantes do bolo de arroz e referindo as palavas chaves mais uma vez não falava de mais nada sobre o assunto. Além do título que continha as palavras chave fiz ainda a optimização colocando as devidas keywords para o texto.

1 ano e 1 mês depois os resultados não foram maus. Durante este tempo recebi 186 visitas, resultado de pesquisas a 81 palavras chave. Em média as visitas viram 1,23 páginas o que significa que não chegaram e foram embora mas que também visitaram outras páginas. Podem ter-se interessado pelo assunto do blog e tornar-se leitores.

pesquisas-bolo-de-arroz

Para além disso consegui ainda uns lugares interessantes para algumas palavras chave relacionadas com o tema. Segundo o Google Webmaster Tools encontro-me em 12º lugar para a pesquisa “bolo de arroz” e em 6º lugar para “como se faz bolinho de arroz.

ranking-bolo-de-arroz

Dentro do número total de visitantes do blog os visitantes que consegui através destas pesquisas são pouco significativos mas representam um fluxo constante de visitas. Neste mês de Maio tive 9 visitas conseguidas com pesquisas relacionadas com o tema.

A minha ideia era mostrar que escolhendo bem um título e as palavras chaves para descrever o texto se posso conseguir bons lugares nas pesquisas. Tirando esta optimização não fiz mais nada, não tenho nenhum backlink para aquele texto nem sequer o blog está dentro do tema.

Usando este método para palavras chave relacionadas com o site as vantagens são ainda maiores. Adicionando alguns backlinks pode significar uma subida nos ranking das pesquisas o que trara ainda mais visitantes.

Usam esta técnica e fazem a devida optimização nos vossos blogs?

4 comentários a “Resultados da experiência “bolo de arroz”.”

  1. Analisado o que aconteceu, alguém pesquisou por algo relacionado com bolos de arroz e deparou-se com um texto não é minimamente relevante. Não é uma receita nem informação onde os adquirir, etc.
    Basicamente para o utilizador não serviu de nada a não ser perder tempo e para o blog são apenas estatísticas. Com sorte alguma clica em anúncios mas o mais provável é sair do site e não voltar.

    O msm aconteceu quando vais a uma loja que supostamente é de roupa e a única coisa que lá encontras é tachos e panelas. És enganado e a loja perde a credibilidade toda.

    O post do Mário Andrade mais recente –> Google com novos logótipos

  2. Mário sim de facto tens razão mas para não ser influenciado por outros factores tive mesmo de escolher uma keyword que não fosse utilizada no blog para melhor mostrar os resultados.

  3. Resultados interessantes, com apenas essa palavra que deve ser procurado muitas poucas vezes… Tenho de experimentar uns troques desses também, ainda pra mais agora que o blog é generalista, posso falar de quase tudo, porque já não serão posts off-topic. 😀 lol

    Abraço

    O post do André mais recente –> Olha que eu sou Ninja

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *