Resultados da minha experiencia.

Como eu já tinha dito no texto de ontem eu nos ultimos dias não tenho actualizado o blog porque estava a fazer uma experiencia.

Estava a fazer a experiencia por 2 razões: Em primeiro queria ver como o numero de leitores rss se comportava quando não havia actualizações já que mesmo actualizando todos os dias o numero de leitores subia e descia como uma montanha russa. A 2ª razão era ver como os numeros de visitantes reagem a uma paragem brusca de actualizações.

Quando ao numero de leitores rss continua a passar-se o mesmo. Se nos primeiros dias os leitores foram descendo gradualmente o que é normal se não actualizo o blog houve depois uma grande subida de 27 leitores para 49 leitores mesmo sem actualizar o blog. Continuo sem perceber porque razão os leitores rss sobem e descem tanto mesmo havendo actualizações diarias. Pequenas alterações no numero de leitores e normal mas quando se tem à volta de 50 leitores descidas do numero de leitores acima de 10 são grandes alterações sem grande explicação (tirando os casos em que a feedburner não conta algum dos métodos utilizados para ler os feeds).

Isto acontece a mais alguém ou é só a mim?

Passando à segunda parte da experiencia em queria ver como o numero de visitantes é afectado quando se altera bruscamente o ritmo de actualizações.

Como o esperado as visitas vão descendo gradualmente ao longo dos dias em que não existem actualizações excepto num dia em que obtive um crescimento do numero de visitantes em relação ao dia anterior. Também o local donde os visitantes vêm tem algumas alterações. O número de visitantes vindos do google.com subiu 118% em relação ao mesmo periodo da semana anterior assim como visitantes vindos de alguns blogs também aumentaram.

Analisando as estatisticas reparei também que basta fazer uma pequena actualização como a de ontem para que o número de visitantes suba em flecha. Os visitantes vindos do google por exemplo depois da actualização subiram 122% assim como de todas as outras fontes de trafego.

Com isto reparei que num blog com actualizações diarias ficar um dia sem actualizar não vai diminuir em muito os visitantes e que se for para se ficar mais dias sem actualizar por alguma razão colocar um pequeno texto a dizer por exemplo: “hoje não vai haver actualização mas amanha vou voltar” ajuda a manter o numero de visitantes constante.

As conclusões que posso tirar disto são basicamente as esperadas que um blog sem actualização vai perdendo gradualmente visitantes com o passar dos dias mas que com uma pequena actualização os números voltam ao que era antigamente. Notei também que as visitas vão descendo mas que o tempo por visita no site aumenta assim como a percentagem de novos visitantes. Não ha nada como experimentar para ver como os visitantes se comportam e aprender um pouco mais.

Quando à parte dos leitores rss continuo sem perceber porque à uma variação tão grande do numero de leitores. Pequenas variações são normais mas uma percentagem tão grande é mais estranho.

PS: Entretanto voltei a ter algum page rank, 2 neste caso.

5 comentários a “Resultados da minha experiencia.”

  1. Olha o meu caso, o meu blog é actualizado em média de 3 em 3 dias ou 4 em 4 ás vezes passam 6 dias e os meus leitores continuam a subir, já vou em 30 claro que neste momento tenho 19 só no dia a seguir ao post é que sobe sempre alguma coisa, mas nunca leem todos ao mesmo tempo, ontem tive 18, hoje antes do post tinha 19 nao havia post há 3 dias e tal :P, isso de ser diario ou nao, nao é o mais importante o importante é haver sempre alguma coisa eu de 3 em 3 dias dou tempo ao artigo para ser conhecido nos agregadores etc, vá um abraço e muitas visitas para assim o meu negocio correr bem hahaha

    ps: comprem 125 aqui é bacanao o preço e a qualidade de visitas do mesmo 😉

  2. Ruben por isso é que eu gosto de experimentar as coisas porque cada caso é um caso. O teu caso é diferente do meu porque o teu ritmo de actualização é diferente do meu.

    Ruben obrigado.

  3. bem. eu da nminha experiencia tenho a dize q se estou uns dias sem colocar assunto novo os meus subscritores sobem razoavelmente tendo em consideraçao ao numero q tenho. mas a partir de uma semana as coisas baixam…

    eu sabia q era este genero de experiencia q tavas a fazer em relaçao ao rss feed 😛

  4. Boas

    É giro, mas a explicação (caso dos RSS) é até bastante fácil, sou ainda apenas subscritor de 2 feeds, no entando nunca as leio, e porque? leio os artigos no próprio blog.
    Quando vou ao hotmail abro e fecho esses mails, é assim comigo. Talvez isto aconteça com muita gente.

    Cumps

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *