Sendit plugin para envio de Newsletters

Para Maio prometi algumas novidades no Webvicio e como não podia deixar de ser as novidades tinham de passar pelo conteúdo, o aspecto mais importante de um blogue. Surgiu uma nova categoria que se vai iniciar com este texto. A categoria é “Email Marketing” e este vai ser um tema que vai começar a ser abordado no Webvicio.

Para começar nada melhor que que da maneira mais simples que é utilizando um plugin para wordpress que permita o envio das Newsletters e a criação de listas.

O plugin chama-se Sendit e permite de uma forma básica enviar newsletters.

Este método tem algumas desvantagens que abordarei mais à frente, vamos primeiro às características.

  • O plugin permite multiplas listas de membros. Podemos criar várias listas por exemplo de acordo com as categorias de um blogue e de acordo com o que os visitantes mais gostam.
  • Podemos incluir widgets de registo de visitantes  na sidebar, nos posts ou nas páginas.
  • Permite a configuração do email de confirmação.
  • Em cada email enviado é inserido um link de remoção da lista.
  • O email é enviado em HTML
  • Modelo facilmente configurável, não é preciso grandes conhecimentos de HTML para editar o header e o rodape.

Com este plugin vão conseguir enviar newsletters de forma bastante fácil mas como referi acima têm alguns inconvenientes.

Os alojamentos ditos “normais” não foram feitos de modo a que se envie centenas ou milhares de email ao mesmo tempo. Ao fazerem isso podem fazer com que o IP do servidor seja considerado um IP de spam, passa a pertencer a uma blacklist e que os emails acabem por ir parar todos à caixa de spam. Isto para além de vos prejudicar a vocês vai também prejudicar todos os outros clientes que tenham sites no mesmo servidor. Para além disto a taxa de entrega (ou seja a taxa de emails que não vai parar à caixa spam) será menor do que a taxa de um serviço especializado, mesmo que o servidor não seja considerado spam.

Este plugin adequa-se portanto e listas de emails relativamente pequenas de subscritores e em que não sejam enviados emails diariamente. Não tem também as opções avançadas que os serviços do género disponibilizam, sendo bastante simples.

Para uma opção mais profissional falarei de outras opções daqui a alguns dias.

PS: Podem encontrar este plugin em português no blogue do Fernando Lopes em FernandoLopes.com.br.


2 comentários a “Sendit plugin para envio de Newsletters”

  1. Nelson, obrigado pelo link.

    A desvantagem que você citou de enviar uma grande quantidade de emails é realmente muito grande. A maioria dos servidores de hospedagem podem te bloquear se enviar muitos emails. Eu uso o plugin somente de vez em quando e envio poucos emails de cada vez.

    Inté

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *