Feedburner

Introduz o teu email:

1
Jul

Themes pagos vs themes gratuitos.

Autor: Nelson | Categorias: Wordpress

Bem vindo ao blog. Aqui podes descobrir como ganhar dinheiro, ver algumas dicas e optimização para os motores de busca. Se descobriste o blog agora subscreve os RSS feed. Obrigado pela visita!

Quando se cria um blog uma das coisas a que devemos dar mais atencao e ao aspecto e na altura na criacao ou da mudanca do aspecto uma das duvidas que podem surgir e se devemos escolher um theme pago ou usar um theme gratis.

Em qualquer dos casos existem themes com muito boa qualidade e outros sem qualquer tipo de qualidade para serem gratis quanto mais pagos.

Quanto aos themes pagos eles tem a vantagem de seres mais exclusivos e se optares por comprar um theme pago e mais dificil de encontrares um blog com um aspecto igual ao teu. Claro que isto nem sempre acontece e se optares por um theme muito popular podes correr o risco de teres um blog com um aspecto igual a tantos outros. Para evitar estes casos existe sempre ou quase sempre a possibilidade de comprares o theme em modo exclusivo mas ai o preco sobe e muito. Tambem existe a alternativa de encomendares o trabalho a um designer/programador que o faca a partir do zero e assim podes dar todas as opcoes e fica tudo da maneira e com a organizacao pretendida. Pode ter o seu preco mas isso tambem pode trazer vantagens em termos de visitantes se o aspecto for realmente inovador e diferente do que existe pela blogesfera.

Se optares por um theme gratis podes ter de perder mais tempo a alterar o theme para a maneira que gostas ou a introduzir novas funcionalidades que eventualmente o theme nao tem mas se tiveres esse tempo disponivel sempre poupas algumas dezenas de euros que podes usar para fazer publicidade ao blog e com isso ganhar visitas em vez de teres de gastar dinheiro no theme. Nas desvantagens temos o facto de puderem existir milhares de blogs com o mesmo theme que o nosso e isso vai afastar os visitantes. Com algum trabalho e conhecimento podemos usar um theme gratis e criar o nosso proprio theme exclusivo.

Embora em pequena escala foi o que eu fiz com o template do webvicio. Alterei a largura do theme, traduzi-o, adicionei a parte dos patrocinadores e mais uma ou outra coisa mas a lista de alteracoes podia-se prolongar de modo a que ja ninguem associa-se o actual com o original.

Embora quer os themes pagos quer os gratuitos tenham as suas vantagens nenhum da garantias de sucesso. Nao e por comprares um theme exclusivo e caro que vais conseguir mais visitantes se o theme nao estiver bem organizado e com uma boa escolha de cores. Actualmente existem milhares de themes gratis e com uma pesquisa encontra-se alguns bem melhores que os pagos por isso nem sempre o preco importa.

Uma das coisas que podem fazer e pedir aos vossos leitores que dem a opiniao sobre o novo aspecto que o blog vai ter. Perguntem-lhes o que eles gostariam que o novo theme tivesse e podem fazer uma pre-seleccao e deixar os visitantes escolher qual querem como eu fiz.

E voces preferem os themes pagos ou os gratuitos?

Tópicos Relacionados

7 respostas. Queres dizer alguma coisa?

  1. Mário
    Jul 1, 2008 at 12:59:19
    #1

    No meu caso pesquiso vários themes, pego num simples sem imagens e com uma estrutura parecida com a que quero e vou editando.

    Os resultados nem são maus :)

  2. Webmaster
    Jul 1, 2008 at 13:08:26
    #2

    E assim acabas por obter um theme exclusivo editado por ti.

  3. Luis F.
    Jul 2, 2008 at 00:27:48
    #3

    Acho que é de se apostar nos themes pagos (para quem pode, claro!).

    É um sinal da nossa exclusividade! :P

    Falo eu que uso um grátis! (ainda não há dinheiro para mais!)

  4. Webmaster
    Jul 2, 2008 at 00:36:43
    #4

    Luis obrigado pelo comentário.
    Mas lá por ser um theme grátis não deixa de ter qualidade e com mudanças como o Mário falou e consegue-se coisas exclusivas.
    Mas claro themes pagos é outra coisa até aos olhos dos visitantes.

  5. Paulo Faustino
    Jul 2, 2008 at 01:38:49
    #5

    Olá Nélson. Eu sou da opinião de que os temas pagos geralmente têm mais qualidade e rigor. Tenho comprado muitos para vários projectos que tenho desenvolvido, e têm valido para cêntimo que custam.
    No entanto, existem temas gratuitos suficientes para criar blogs únicos, especialmente se o CSS for posteriormente editado.

    Abraço.

  6. Benny
    Jul 2, 2008 at 02:24:31
    #6

    Bom artigo. Parabéns!

    Eu actualmente uso uma theme grátis pois também ando há pouco tempo nisto. No entanto gostaria de alterar algumas coisas nela (por exemplo gostaria de por a parte dos patrocinadores como tu tens no teu blog) só que não o sei fazer :(

  7. Webmaster
    Jul 2, 2008 at 12:12:01
    #7

    Paulo tens exactamente o meu ponto de vista. Mesmo com um tema gratuito pode-se criar designs únicos.

    Benny eu posso dar-te uma ajuda. Amanha à noite ou sexta contacto-te ou se quiseres entra tu em contacto comigo mas só te posso ajudar depois de amanha porque tenho exame amanha e tenho de estudar.

Deixa um Comentário