Usar um blog grátis ou ter o nosso próprio alojamento e dominio – parte 1.

Quando nos queremos iniciar na actividade de blogger a primeira duvida que temos é se devemos usar ou não um serviço gratuito.

Existem razões para se usar quer um blog gratuito quer um blog pago. Tudo depende dos objectivos e do dinheiro que estamos dispostos a pagar. Quando começamos um blog temos de ter os objectivos bem definidos. Se queremos actualizar o blog com regularidade ou quando calhar, qual o objectivo que pretendemos dar ao blog (rentabilizar, dar a conhecer algo, vender alguma coisa, etc), se pretendemos mante-lo a longo prazo ou vai durar pouco tempo tudo isso tem de estar pensado para decidir porque opção vamos seguir.

Para quem já tem alguma experiência as coisas tornam-se mais fáceis mas para quem vai criar o seu primeiro blog podem parecer muitas escolhas e muito poucas respostas. Eu aconselho a pensarem um pouco antes de agir para ter tudo planeado.

Um dos aspectos que mais pesa actualmente em quem está para começar um blog é o orçamento. Quem não tem conhecimentos nesta área pode pensar que o alojamento e um domínio podem ficar algo caros mas na realidade é bastante acessível. Por menos de 20€ por ano já se compra alojamento mais domínio. Depois existem ainda scripts que podem ser pagos mas existem sempre as alternativas grátis. Por exemplo para criar um blog podem utilizar o wordpress que é totalmente grátis.

Outro dos aspectos que têm de ser muito bem pensado é o design. Na internet existem muitos sites com todo o tipo de templates quer pagos quer gratuitos para todos os sistemas disponíveis. O aspecto pode definir o sucesso ou o insucesso de um blog. Nenhum webdesigner vai ter credibilidade se o seu site de apresentação tiver o template que vem por defeito. A escolha de aspecto também tem a ver com o assunto abordado. Normalmente um site sobre rentabilização de sites tem disponível um lugar para botões 125×125 e um site sobre fotografia tem espaços próprios para mostrar as fotos. Como o aspecto é a primeira coisa que é analisada pelos visitantes torna-se indispensável ter um aspecto que chame a atenção mas que seja também organizado e fácil de usar. Podemos optar por pagar a um profissional que nos faça um theme exclusivo ou podemos optar por alterar nós mesmos um theme, isso já vai depender do nosso conhecimento e do orçamento que estamos dispostos a pagar.

Depois existem os extras que adicionam funcionalidades ao nosso blog. Com um contador de visitas sabemos quantas pessoas lêem o que escrevemos e também é uma informação importante se quisermos vender publicidade. Outros plugins permitem que mostremos os feeds rss de outros blogs por exemplo. Muitos deles são grátis ou tem versões gratuitas que embora possam ter menos funcionalidades que as versões pagas chegam para o objectivo pretendido na maior parte dos casos.

Amanha publico a segunda parte deste texto com as vantagens de desvantagens dos serviços pagos e dos serviços grátis. Assinem os RSS para acompanharem.

1 comentário a “Usar um blog grátis ou ter o nosso próprio alojamento e dominio – parte 1.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *