Usar um blog grátis ou ter o nosso próprio alojamento e dominio – parte 2.

Esta é a continuação do texto de ontem em que falo dos blogs grátis e dos blogs com alojamento e domínio pago. Para quem ainda não leu podem ler a primeira parte.

Criar um blog num sitio gratuito tem as suas vantagens.

  • Começando logo pelo custo. Aqui o investimento inicial é zero. Não é preciso pagar pelo domínio nem pelo alojamento.
  • Simplicidade na criação do blog. Criar um blog no blogger por exemplo é extremamente fácil. Não é preciso instalar nem configurar nada. Basta preencher alguns campos para a escolha do endereço, do nome do blog e já está.
  • Depois têm a vantagem de serem de fácil manutenção. Com alguns cliques muda-se o aspecto ou qualquer outra opção que se queira. Basta alguns momentos para se adaptar ao sistema.
  • A não obrigação de manter o blog. Uma vez que não gastamos nada com o blog se o eliminar-mos não perdemos nada. Se por algum motivo (como o desinteresse pelo tema) podemos eliminar o blog de uma maneira muito fácil também. Muitos dos sistemas gratuitos de blogs permitem apagar o blog de maneira quase instantânea.

Mas como é óbvio tem desvantagens.

  • Estamos limitados em termos de personalização. Nenhum serviço gratuito permite uma total personalização. Quer seja em termos de templates ou de funcionalidades existem sempre algumas limitações. Dependendo do que queremos fazer isso pode ser uma grande desvantagem.
  • Estamos limitados as regras do serviço. Grande parte dos serviço gratuitos não permitem conteúdos xxx por exemplo. Os seja temos de escrever sobre o que eles aceitam e não sobre o que queremos.
  • A dificuldade que teremos se quisermos mudar o blog de sitio. Enquanto que eu se quiser mudar o webvicio de alojamento basta guardar a base de dados e a colocar no novo alojamento facilmente. Num blog gratuito teria de passar os textos um a um o que se tornaria bastante demorado se tivesse muitos tópicos. Além disso todos os links que tínhamos para o blog perdem-se.
  • A falta de um domínio próprio. Com os serviços gratuitos usa-se normalmente um endereço gratuito mas que se torna dificil de decorar. Em vez de um webvicio.com teriam um webvicio.blogspot.com o que além de ser mais difícil de decorar demora também mais tempo escrever.
  • A falta de credibilidade. O que diriam se o webvicio em vez de ter um alojamento próprio estivesse num sistema de blogs gratuito. Talvez pensassem como é que eu vos podia dizer como ganhar dinheiro se nem dinheiro tinha para comprar um domínio. O facto de ter um endereço permite também a criação de uma marca e de reputação facto especialmente importante numa empresa.

Agora passando às vantagens e desvantagens dos blogs com alojamento e domínio considerada uma forma mais profissional de estar online.

Quando ás vantagens.

  • Fazemos o que queremos. Sendo nós a pagar podemos escrever sobre o que queremos e colocar o aspecto que queremos no blog. Na internet existem disponíveis milhares de templates para escolha. Temos toda a liberdade para escolher o que mais gostamos.
  • Temos o nosso próprio endereço. Para mim esta é a grande vantagem. Com isto podemos criar uma reputação mais facilmente do que com um endereço gratuito. Além disso podemos obter um melhor ranking nos motores de busca se tivermos um domínio próprio.
  • A comunidade. Esta vantagem é maior quanto maior for o sistema usado. Sendo o wordpress o sistema de blogs mais usado tem maior vantagem neste aspecto em relação aos outros sistemas de blogs. Ligado ao wordpress existe uma comunidade sempre pronta a criar novos plugins e novos templates. Isto garante que ele se mantém sempre actualizado.
  • Reputação. Como já disse acima com um domínio próprio garante uma maior reputação. Permite ainda a criação de uma marca que pode ser mais explorada em termos de marketing e publicidade.
  • Motivação. Como pagamos para ter o nosso blog temos sempre mais motivação em trabalhar nele e actualiza-lo nem que seja só para recuperar o investimento. Trabalhamos mais numa coisa que é nossa e que pagamos para a ter.

Mas como nem tudo são rosas existem sempre desvantagens.

  • Investimento inicial. Embora não seja um gasto enorme (por cerca de 20€ por ano já se resolve isso) existe sempre algum para a compra de domínio e alojamento.
  • E como tudo começa logo pelo principio. Enquanto que num sistema gratuito de blogs a instalação é muito simples instalar num alojamento próprio pode tornar a coisa mais difícil. Embora sejam instalações simples exigem um ou outro conhecimento. Mas nada que uma leitura da ajuda ou do ficheiro de instalação não resolva. Ou então podem sempre perguntar-me que tenho todo o gosto em ajudar.
  • Segurança. Uma vez que somos nós a instalar os programas também somos nós que temos de gerir e de tentar manter o site seguro. O que nos leva a outra desvantagem
  • As actualizações. Para mantermos a segurança temos de ter tanto o sistema de blogs (neste caso o wordpress) actualizado como todos os plugins que usamos para evitar falhas que sejam exploradas. Para quem não tem conhecimentos nenhuns isto pode tornar-se uma grande dor de cabeça. Lembrem-se façam backups de tudo antes de actualizar.

Como podem ver tanto os blogs gratuitos como os pagos têm as suas vantagens e desvantagens. Tudo depende do que queremos fazer. Eu quando comecei tinha apenas blogs gratuitos e foi com eles que ganhei os primeiros euros online e que aprendi muito sobre ser um blogger. Ainda hoje mantenho alguns deles porque a mudança é muito difícil e não vale a pena.

Seja qual for a vossa opção se for bem planeada pode ter bastante sucesso. Têm é de se empenhar.

10 comentários a “Usar um blog grátis ou ter o nosso próprio alojamento e dominio – parte 2.”

  1. Um domínio fica por 8$ e alojamento ao principio até se pode usar um grátis…eu uso no meu blog um alojamento gratuito e até hoje nunca tive problemas, mas um dia mais tarde (quando tiver alguns rendimentos com o blog)penso vir a mudar para um pago.

  2. Nope, pagamos pelo que um juiz burro mandou 🙂

    Um domínio é um património seguro e inaliável… a maior parte dos bloggers vê-lo ainda como uma tarefa dantesca pelo que involve. Seria verdade (para eles) se não existisse domain mapping. Espero ver o sapo a oferecê-lo também. Até lá recomendo sempre o WP.com ou o blogger + Domain mapping a quem me pergunta (e não quer alojamento…)

  3. quero um blog bem bomito
    quero que vc mande no meu orkut quanto mais rapido melhor
    um site ou outros meios de criar um blog bem bonito
    e facil de fazer ..obrigado
    quanto mais radido melhor
    envia no meu orkut como depoimento ou recado!!!!!!!!!!

  4. Elenilson uma maneira fácil de fazer um blog é usando wordpress. Para ele ficar bonito é só escolher um dos milhares de themes disponíveis. Um que se encaixe no que tu queres e gostes.
    Eu não uso orkut e não deixas-te nenhuma indicação de qual é o teu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *