Vantagens e desvantagens do RSS.

Quase toda a gente que é utilizadora assídua da internet sabe para que serve o RSS e grande parte utiliza essa tecnologia quer nos seus blogs se os tiver quer como leitor e visitante de blogs. Para quem ainda não sabe R(eally) S(imple) S(indication) de forma resumida não é mais do que uma maneira de receber por email ou pelo leitor de feeds (por exemplo o google reader) as actualizações de vários blogs sem ter de os visitar para ver se foram actualizados.

Os RSS trazem bastantes beneficios quer para os leitores quer para o dono de um blog.

  1. Dá as ultimas actualizações. Qualquer que seja o tema ou a frequência de actualização de um blog ao subscrevermos um blog através do feeds podemos ser avisados quando houver uma nova actualização sem termos de visitar o blog.
  2. Poupa tempo. Uma vez que recebemos as actualizações no email ou no leitor rss não temos de andar a visitar constantemente o blog para lermos o que lá foi escrito. Além disso como num leitor de feeds podemos organizar os blogs por temas e por importância vemos logo os que merecem mais atenção.
  3. Podemos ou não subscrever um blog. Somos nós que decidimos se um blog merece ou não que o subscrevamos. Nós como leitores e visitantes do blog temos a opção de seguirmos ou não mais de perto o blog. No futuro se quisermos podemos sempre desactivar a subscrição se quisermos.
  4. É livre de spam ao contrário de outro tipo de subscrições por email.
  5. Desactivar a subscrição é fácil. Se for num leitor basta apagar a subscrição. Se por por email basta carregar no link de desactivar a subscrição. Fácil e sem qualquer tipo de perguntas.
  6. Pode ser usado como uma ferramenta de marketing. Os utilizadores que subscrevem os feeds recebem as novidades do blog e de algum serviço que seja apresentado no blog. É vantajoso para os dois lados já que para o blogger os leitores estão interessados no assunto e é publicidade bem direccionada e para os leitores que estão interessados naquela tema recebem as novidades.

Mas claro nem tudo é vantagens e existem sempre algumas desvantagens como em tudo.

  1. Alguns utilizadores preferem receber as actualizações por email e isso nem sempre está disponível.
  2. As imagens não aparecem em todos os leitores rss. Muitos dos leitores rss por uma questão de simplicidade e de rapidez não apresentam as imagens dos textos o que significa que perdemos parte do conteúdo. A solução é usar um leitor online que normalmente mostram as imagens como o google reader.
  3. Pode tornar-se confusa a leitura se existirem muitos itens por ler e por os textos não dizerem o nome do blog nem o endereço.
  4. A não ser que usem o feedburner por exemplo não dá para saber o número de assinantes dos feeds o que é importante para o blogger por exemplo saber a popularidade do blog e a aceitação que tem.
  5. Actualmente é uma tecnologia em crescimento no número de utilizadores mas nem todos os sites a usam o que se pode tornar chato se quisermos seguir algum site que não use.

E vocês vêm mais alguma vantagem ou desvantagem em usar RSS?

14 comentários a “Vantagens e desvantagens do RSS.”

  1. Os RSS são de facto a melhor invenção depois da roda! 🙂
    Era impossível ler tantos blogs se os tivesse que visitar a todos.
    PS: o título tem um typo “descantagens” em vez de “desvantagens”.

  2. outra desvantagem é os leitores não virem ao blog e não verem a publicidade vendida no blog!

    eu muitas vezes recebo a FEED, mas acabo por abrir o blog e ler o texto no blog como estou a fazer agora 😉

  3. Boas Nelson, e bom regresso.

    Eu não vejo grandes vantagens em utilizar os rss ou as feeds, tal como até já escrevi num post. Eu quero é visitantes no blog, não subscritores de feeds/rss. Para ler o que tu escreves venho até aqui, logo não preciso de RSS.

  4. Dav7 sim essa é mais uma desvantagem. Eu também faço como tu vejo as actualizações no google reader mas se o texto me interessar sigo o link para o blog para o ler lá.

    ORiOn e Nuno mas não usam um leitor de feeds? Eu como disse quando quero ler um texto que me interessa vou ao blog mas para saber se foi actualizado uso o google reader.

  5. Nelson, se for um site que goste muito e que tenha posts diários deixo o pagina sempre aberta com o firefox, o teu site é um deles, senão escrevo-me no RSS por Email, ou então vou visitando de vez em quando…

  6. Nuno ok depois diz o que achas se experimentares.

    ORiOn ok. Cada um tem a sua maneira de trabalhar. Em blogs com menos actualizações também uso as vezes o RSS por email.

  7. Nelson, preciso de uma dica.
    Depois de analisar vários RSS, o teu é o único que tem o nº de comentários. Podes dizer-me qual é o plugin que utilizas?

    Obrigado

  8. Nuno não uso nenhum plugin.
    A feedburner disponibiliza essa opção. Entras no feed em que queres colocar isso, depois vai a “optimize” e depois no menu lateral procura a opção “feed flare”. Lá tens várias opções que podes escolher.

  9. Obrigado, realmente isto da internet é um mundo. Afinal até é mais fácil do que eu pensava.Talvez fosse uma boa ideia para um post para ti.
    Faz falta a muita gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *