Feedburner

Subscreve o blog por email:

10
Sep

Ferramentas para verificar se o vosso site se encontra online.

Autor: Nelson | Categorias: Dicas

Bem vindo ao blog. Aqui podes descobrir como ganhar dinheiro, ver algumas dicas e optimização para os motores de busca. Se descobriste o blog agora subscreve os RSS feed. Obrigado pela visita!

Ter um site offline significa perder visitantes e perder dinheiro com isso e é dificil estarmos sempre no site a ver se existe algum problema ou não. Para verificar isso existem ferramentas gratuitas (tendo muitas delas uma opção paga) que de tempos a tempos verificam se o nosso site se encontra offline e caso exista algum erro envia um email, um aviso pelo msn ou pelo leitor rss entre outras possibilidades.

O primeiro serviço é o Mon.itor.us que permite verificar o site a cada 5 minutos para verificar se ele se encontra online. Casa detecte um erro envia um aviso por email ou por feeds. Além disto permite uma monitorização interna (cpu, memória etc) e estatísticas dos visitantes.

O Internet Seer que é o que uso aqui no blog permite verificar o site entre 60 a 5 minutos e cada exista um erro envia um email a informar. Quando o site volta a ficar online envia um email a informar quanto tempo esteve offline. Semanalmente envia um email a informar quanto tempo esteve offline cada dia e o tempo de acesso ao site.

O Site24×7 um dos mais populares verifica o site a cada 60 minutos (na versão paga pode ser de 1 a 60 minutos) e de várias localizações no mundo. Se o site se encontra offline podemos receber um aviso por email, RSS ou através de SMS.

O Montastic verifica o site a cada 10 minutos pelo menos mas pode variar de acordo com a carga do servidor. Por cada site que tenhamos a monitorizar o site disponibiliza um widget para computador que fica verde se o site estiver online e vermelho se estiver offline (com muitos sites o ecrã vai ficar pior que um cruzamento cheio de semaforos) além de disponibilizar avisos por rss e por email.

Existem muitos outros serviços como SiteUptime, HyperSpin, Host-Tracker, Dot-Com Monitor, Uptrends, Uptime Party e Internet Vista.

Um outro serviço do genero é o Down for everyone or just me que caso não consigamos entrar em algum site podemos ir verificar se é problema nosso ou se se encontra offline para todos.

Já não tem desculpa para não serem avisados quando o vosso site ficar offline.

Tópicos Relacionados

4 respostas. Queres dizer alguma coisa?

  1. Mário Andrade
    Sep 10, 2008 at 16:33:09
    #1

    tenho usado o mon.itor.us mas na realidade não me tem utilidade nenhum visto que visito regularmente os meus sites..

  2. Nelson
    Sep 10, 2008 at 16:48:30
    #2

    Sim eu também visito regularmente mas com estas ferramentas ficamos a saber se ele esteve offline durante a noite por exemplo ou durante algum tempo que não estejamos ao computador.

  3. Mudanças
    Sep 10, 2008 at 18:35:51
    #3

    Isso é muito bom
    to sofrendo com isso ai :/

  4. Nelson
    Sep 11, 2008 at 00:16:51
    #4

    Mudanças se o teu blog fica muito tempo offline talvez seja melhor mudares de alojamento.

Deixa um Comentário